Masterchef

Paola Carosella dá dicas para incentivar crianças na cozinha: “Tem que abrir mão da limpeza”

Stefani Sousa

Paola Carosella e a filha, Francesca, em clique na cozinha
Paola Carosella e a filha, Francesca, em clique na cozinha
Reprodução Instagram

Para muitos, cozinhar pode ser uma obrigação. Já outros confiam no poder terapêutico de juntar ingredientes e fazer nascer algo delicioso. Para o Dia das Crianças, comemorado nesta segunda-feira (12), a chef Paola Carosella confia na segunda opção e divide, em entrevista ao Portal da Band, um pouco de seu amor pelas panelas. Aqui, ela dá dicas valiosas para envolver os pequenos na gastronomia e garante que essa pode ser uma experiência e tanto. 

O aprendizado tem muita relação com observar e, para a jurada do MasterChef, que é mãe da Francesca, de 8 anos, os pais são o exemplo dos filhos. “A gente quando é mãe e pai tem que fazer o que faz e viver os desejos e as paixões da gente. As crianças aprendem o que elas veem. Elas aprendem com os poros e a gente não força”, analisa. 

Mas para aquelas pessoas que não tem o hábito de cozinhar, tornando difícil colocar em prática a primeira orientação, a dica é envolver. “A cozinha é um lugar muito divertido, mas tem que abrir mão da limpeza. É preciso deixar as crianças fazerem bagunça no começo. Não pode ficar limitando, falando pra não fazer de tal jeito ou não pegar a faca. Tem que escolher uma idade em que você confia na criança e dar uma faca pra ela, mas ficar por perto ajudando”, aconselha. 

Por fim, ela orienta: “A cozinha não pode ser um lugar de poda. Deixe acontecer para que os pequenos encontrem naquele ambiente um lugar de aprovação, onde eles são aceitos e onde o que fazem dá um bom resultado.”