Masterchef

Filet au poivre: o que é e como fazer esse prato francês

Da Redação, com MasterChef

Filet au poivre: o que é e como fazer esse prato francês
Filet au poivre: o que é e como fazer esse prato francês
Carlos Reinis/Band

No MasterChef Brasil 2020 da próxima terça-feira, 13, os cozinheiros amadores que sobreviverem a primeira prova eliminatória da noite terão de preparar um prato clássico francês para os jurados do talent show culinário mais disputado do mundo. 

O filet au poivre é um prato feito normalmente com filé mignon, coberto com grãos de pimenta e cozido. As pimentas formam uma crosta na carne, depois de cozida, e se tornam um contraponto à maciez e à suculência do bife. 

Para completar a receita, também é feito um molho rôti flambando o fundo da frigideira com conhaque e manteiga. Depois, acrescenta-se o creme de leite. O acompanhamento perfeito é uma generosa porção de batata frita. 

A autoria do prato é desconhecida, mas sabe-se que ele surgiu entre o final do século XIX e início do século XX. Muitos cozinheiros reivindicam a autoria desse prato, mas não há consenso sobre as datas e versões. 

A nossa versão favorita, é claro, é do francês mais brasileiros de todos os tempos. O jurado Erick Jacquin ensinou na temporada 2018, com cozinheiros amadores, como preparar três pratos flambados. Entre eles, o filet au poivre. Relembre: 

O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo da emissora. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.