Masterchef

Cláudio vence o MasterChef e comemora com elogio a Fogaça: "Chef, você é uma delícia"

Stefani Sousa

Claudio comemora vitória no MasterChef
Claudio comemora vitória no MasterChef
Carlos Reinis/Band

Foram poucas as vezes em que o chef Henrique Fogaça ficou vermelho na cozinha do MasterChef Brasil. A mais recente delas, exibida no programa desta terça-feira, 22, animou o público e transformou Cláudio, 49 anos, vencedor do 11º episódio da temporada, em uma espécie de herói para os fãs do talent show. Ao ganhar a competição, depois de consagrar seu porco tailandês como o melhor prato da noite, o diretor de produção, entusiasmo com a vitória, fez questão de elogiar Fogaça: “Combinei com os meus colegas e preciso dizer, chef você é uma delícia”, celebrou. 

Garantindo um momento de bastante descontração, a cena arrancou risadas da chef Paola Carosella, que disse estar vingada por todas as vezes em que o cozinheiro a assustou em outras temporadas. Em seguida, com o fim da gravação, o Portal da Band falou com o vencedor e descobriu que o comentário era uma promessa feita aos outros participantes ainda no camarim. “Estávamos ansiosos e eu, brincando, disse que faria um elogio ao chef se ganhasse. O Ângelo [outro competidor do episódio] riu e duvidou, me desafiando. Falei para ele torcer por mim e, no momento em que venci, achei uma boa forma de relaxar e homenagear os meus colegas que compartilham da mesma opinião. Ele é uma delícia e vou repetir para o resto da vida.”

Animado e corajoso, Dedé, como prefere ser chamado, venceu a segunda prova da noite e ficou entre os melhores na prova da pizza. Apesar do alto astral na cozinha, que contagiou quem assistiu ao episódio, o participante suou a camisa para conseguir entregar tudo no tempo e, em determinado momento do desafio final, chegou a duvidar de suas chances de ganhar. “Experimentei um óleo essencial de limão e, por ser muito forte, o sabor ficou grudado no meu paladar. Isso me atrapalhou a sentir os temperos e, com o término da prova, não sabia se tinha alcançado o resultado que planejei. Fiquei desanimado, mas segui”, explica. 

Logo veio a confirmação de que o sabor era mesmo surpreendente e a receita foi definida pelos jurados como exótica, interessante e agradável. Bom trabalho para o paulista que, ao ganhar, se sentiu anestesiado e vivo, tudo ao mesmo tempo como em uma explosão. “É instigante, estou feliz por ter vindo e participado. Muitas pessoas me apoiaram, mas outras disseram que eu era louco e que devia me enxergar. Vencer é mostrar que quase aos 50 anos estou cheio de sonhos e ansioso por um mundo novo, o MasterChef tornou isso realidade.”

Ao ouvir seu nome sendo anunciado, Dedé conta que a primeira coisa que pensou foi que tinha ganhado um forno novo. O entusiasmo pelos prêmios é um reflexo de seu amor pela gastronomia e do que diz planejar fazer pelos próximos 20 anos. Atualmente trabalhando com live marketing, o cozinheiro amador pretende resgatar suas origens e abrir um restaurante em Taubaté, sua cidade natal. São de lá as pessoas, histórias e lembranças que mais marcaram sua vida, como os almoços de domingo em que sua tia Célia cozinhava e o fazia seu ajudante. 

Inspirado por ela, foi para a cozinha ainda na infância e, a cada novo experimento, sentir prazer ao receber, cozinhar para o outro e observar as sensações que a comida proporciona. Com o tempo, passou também a estudar sobre gastronomia, a ler e a praticar mais. Quando viajava, preferia comer em um restaurante legal a visitar vários pontos turísticos e o seu programa favorito na vida se tornou ir ao mercado. “Quando menino eu odiava, porque o meu pai, Célio, comprava tudo do mais barato, que era o que podíamos pagar. Agora, vou até com os amigos e fico horas em cada corredor. Passei a observar tudo e até o meu paladar mudou”, conta. 

Com o troféu do MasterChef Brasil nas mãos, a possibilidade de comprar uma passagem só de ida para Taubaté fica cada vez mais próxima. O desejo de Cláudio de voltar para mais perto da família veio depois que seu pai faleceu, há 5 anos, mas sua carreira é muito pautada pela capital. Agora, surgem novas possibilidades. “Sou muito seguro e precisava de um pontapé, mas sinto que enfim aconteceu. Vou aproveitar esse momento para investir em algo em que eu não precise ter muito lucro, mas possa viver bem, receber os amigos e oferecer comida gostosa”. Por aqui, já queremos visitar, Dedé!