Masterchef

Bolo estupendo de morango: faça em casa a receita da Rafaela, do MasterChef

Da redação

Bolo estupendo de morango, da Rafaela do MasterChef
Bolo estupendo de morango, da Rafaela do MasterChef
Reprodução

Ter que preparar uma sobremesa é motivo de tensão para a maioria dos participantes do MasterChef, mas esse não é o caso de Rafaela, que participou do 17° episódio do talent show. A empresária, que tem uma escola de idiomas, é apaixonada por confeitaria e ensina aqui uma receita do bolo estupendo de morango, que faz sucesso entre amigos e familiares.

Leia também:
Por que os participantes têm “apagão” e não encontram nada no MasterChef
Receita original de estrogonofe leva catchup? Entenda
Por que essa temporada do MasterChef é a que mais nos representa 
“Minha filha, Ana Laura, ama bolo de morango e ela sempre pede quando vamos em algum lugar e encontramos no cardápio.Comemos esse bolo em uma casa de bolos, e eu simplesmente amei, e ela também. A partir daí eu comecei a fazer. Fui aperfeiçoando a receita do meu jeito, mas sempre que ƒaço é sucesso”, conta.  Veja o passo a passo.


Ingredientes da massa:
3 claras
3 gemas
180 g de açúcar
180 g de farinha de trigo
125 ml de água
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 pacote de massa folhada pronta descongelada (300 g)
Calda de sua preferência para regar (uso uma dose de martini misturado com leite)
Ingredientes do recheio 1:
1 lata de leite condensado + a mesma medida de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho diluído no leite
2 gemas peneiradas
80 g de chocolate branco picado
Ingredientes do recheio 2:
Morangos picados (reserve alguns inteiros para decorar)
500 ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo da massa:
Bata as claras em neve na batedeira e adicione as gemas uma a uma, batendo bem. Junte o açúcar e bata por mais 3 minutos. Sem bater, peneire a farinha aos poucos, alternando com a água e misturando delicadamente. Incorpore o fermento. Disponha em forma redonda alta (18 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e asse em forno médio preaquecido (180 ºC) por cerca de 40 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar e corte em 3 camadas Asse também a massa folhada até dourar levemente e deixe esfriar. Corte no diâmetro do pão de ló.
Modo de preparo recheio 1: 
Reserve o chocolate e leve os demais ingredientes ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Fora do fogo, incorpore o chocolate, misturando até derreter.
Modo de preparo recheio 2:
Deixe o creme de leite fresco no congelador por alguns minutos e em seguida coloque na batedeira. Coloque o açúcar e bata na batedeira, até engrossar e virar chantili.
Montagem:
Monte na forma alternando em camadas: pão de ló (umedeça as camadas com calda), metade do creme de chocolate branco (recheio 1), massa folhada, restante do creme (recheio 1), pão de ló, chantili (recheio 2) e pão de ló. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 8 horas antes de desenformar. Por fim, cubra com chantili e decore com morangos.