Masterchef

Tatiana, do MasterChef, conta como perdeu 50 kg cozinhando a própria comida e ensina 3 receitas fit

Da redação

Tatiana, do MasterChef, conta que perdeu 50 kg fazendo a própria comida
Tatiana, do MasterChef, conta que perdeu 50 kg fazendo a própria comida
Arquivo Pessoal

A estudante Tatiana sempre gostou de cozinhar. Em casa, ela sempre foi a responsável pelas comidas de festas, como Natal, Ano Novo, bolos de aniversário e confeitaria em geral (o cheesecake de frutas vermelhas, aliás, é queridinho da família). As comidas do dia a dia também sempre estiveram no repertório da cozinheira que participou do nono episódio do MasterChef 2020, mas de uns tempos para cá ela começou a testar novas receitas e formas de preparo, o que levou uma mudança na alimentação e 50 kg a menos.

Em um processo que durou dois anos, ela se dedicou a fazer as próprias marmitas. “Precisava trabalhar e tinha que comer comidas específicas, aquela quantidade. Era difícil ter esse controle em um self service”, explica. Com acompanhamento de um médico, ela fazia três refeições ao dia com foco em proteína e legumes, e baixo índice de carboidratos.

“Não é fácil, como todo processo de emagrecimento. Passei vontade, me restringi algumas vezes. Nunca é fácil”, conta Tatiana, que cortou ingredientes do cardápio, como açúcar, refrigerante, sucos industrializados e farinha branca. Mas, por outro lado, passou a provar alimentos alternativos, como farinha de coco, grão de bico e adoçante xilitol nas receitas.  “Ele é natural e melhor que os outros para cozinhar porque não deixa gosto”, explica.

Hoje, ela continua cozinhando de tudo, mas come com moderação. E se orgulha de todo o processo de reeducação alimentar. “Comecei a me aceitar melhor. Sofria muito bullying com colegas de escola e ver as mudanças é sempre gratificante. Você sabe que todo o sacrifício que fez deu certo”, diz.

Para quem também quer preparar opções mais leves, a estudante ensina três receitas que são uma delícia (e beeeem fáceis de fazer). Anote aí!


- Bolinho de microondas 

Ingredientes:
1 ovo

2 colheres de sopa de farinha de amêndoas

1 colher de sopa de adoçante xilitol

2 colheres de sopa de cacau em pó (ou leite em pó)

1 colher de sobremesa de óleo de coco

Modo de preparo
Coloque tudo em uma caneca grande e leve ao microondas por aproximadamente 3 minutos, mas fique atento o tempo todo para que o bolo não passe do ponto e fique muito duro. A ideia é que ele seja leve e bem úmido.

- Pão de queijo Fit

Ingredientes:
2 xícaras de tapioca 

100 g de parmesão ralado

200g de requeijão cremoso

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, faça bolinhas e leve ao forno a 180 graus até dourar, por mais ou menos 25 minutos. Pronto, só comer!

- Queijadinha fit 

Ingredientes:
5 ovos

100g de coco ralado sem açúcar

200ml de leite de coco

1 xícara de xilitol 
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara de parmesão

Modo de preparo

Coloque os ovos, o coco, o leite de coco e o adoçante xilitol no liquidificador e bata tudo. Em seguida, adicione o fermento e o parmesão mexendo, sem bater. Coloque em forminhas de silicone enchendo até 3/4 mistura por recipiente. Leve para assar por uns 20 min ou até dourar e sirva.