Masterchef

Churrasco perfeito: cortes de carne, dicas de tempero e receitas por Edson, vencedor do MasterChef

Da redação

Aprenda dicas de chef com o Edson, vencedor do 9º episódio de MasterChef
Aprenda dicas de chef com o Edson, vencedor do 9º episódio de MasterChef
Acervo pessoal

Além da marmita vencedora do 9º episódio de MasterChef e do bolo de limão que encantou os jurados, o empresário Edson, que ganhou o último programa, é especialista em churrasco e, em sua churrasqueira, não falta influência da região sul do país, onde foi criado, e aprendeu técnicas bem regionais. Ao Portal da Band, o cozinheiro amador compartilha dicas e receitas para o churrasco perfeito. 

- Youtuber com 4,5 mi de inscritos, Amanda Domenico comemora vitória do marido no MasterChef: “Me conquistou pela barriga”
1- O corte é essencial  
“Procure cortes de carnes mais marmorizados. Isto é, com um pouco de gordura entre as fibras para manter a suculência e a maciez. Eu gosto muito de fazer bifes para assar. Sobre os cortes, o t-boni (ou bisteca), por exemplo, é em formato de T e tem carne dos dois lados, uma parte de filé mignon e outra de contrafilé.  Também indico bife de ancho, corte cuja principal característica é a gordura, que fica na parte interna e separa o miolo e a capa da carne, deixando tudo mais macio, saboroso e suculento.”   

2- Saber assar no ponto correto define o sabor do churrasco

“Costumo usar a técnica de assar a carne em fogo alto, selando ela bem e deixando a parte do meio do bife ao ponto, um pouquinho rosada. Isso garante o sabor.”

3- Uma técnica simples pode realçar o sabor da carne 
“No Sul, valorizamos muito o sal ao invés de outros temperos. A gente gosta de sentir o gosto e a suculência da carne. Por isso, coloco sal somente depois que a peça estiver assada. Eu, particularmente, uso sal de parrilla para temperar, ele é um pouco mais granulado, mas não chega a ser grosso.” 
4- Aguarde alguns minutos antes de cortar a peça 
“Não faça o corte imediatamente. Se você aguarda, cerca de 4 ou 5 minutos, consegue manter mais líquido e suculência na carne.”  

5- Invista nos acompanhamentos e anote as receitas abaixo:

- Maionese de batata 
Ingredientes: 

1 gema

1 col (sopa) de mostarda 

1/2 col (sopa) de vinagre vinho branco 

400 ml óleo de milho ou girassol
500g de batatas cozida

Sal a gosto 
Pimenta a gosto 
Modo de preparo: 
Comece pela maionese, misture a mostarda, o vinagre e o óleo. Vá mexendo aos poucos até incorporar a maionese. Cozinhe as batatas e, em seguida, corte em cubos. Espere esfriar, tempere com sal, pimenta e, por fim, adicione a maionese. 


- Farofa crocante com bacon 

Ingredientes:

Bacon

3 cebolas
Manteiga 
Farinha panko

Sal a gosto 

Modo de preparo: 
Frite o bacon, a cebola e adicione a manteiga e a farinha de panko. Tempere com sal a gosto.

- Vinagrete de cebola assada na brasa 

Ingredientes:

1 cebola  

30 ml azeite 

papel alumínio 

2 colheres sopa vinagre 

1 colher sopa aceto balsâmico

sal a gosto

1 colher sopa molho shoyo 

1/2 colher sopa  de chimichurri

Modo de preparo: 
Descasque as cebolas, adicione um pouco de azeite, e embrulhe tudo no papel alumínio. Coloque na grelha e deixe por 30 minutos. Quando ela estiver assada, corte e coloque em um recipiente. Misture com aceto balsâmico, vinagre, sal, molho shoyu e chimichurri.