Masterchef

Tabule, falafel, shakshuka e mais: saiba o que é cada prato na culinária árabe

Da Redação, com MasterChef

Qual é seu prato preferido da culinária árabe?
Qual é seu prato preferido da culinária árabe?
Carlos Reinis/Band

Esfiha, quibe, coalhada...algumas iguarias da culinária árabe são populares e frequentemente consumidas no dia a dia dos brasileiros, mas outras podem gerar dúvidas para quem se depara com um cardápio (seja pessoalmente ou até mesmo no delivery) cheio de nomes diferentões. E é exatamente esse o tema da prova final do MasterChef nesta terça-feira, 25, às 22h45. Oito novos cozinheiros vão precisar mostrar as habilidades na gastronomia árabe. Saiba aqui as características de alguns pratos.

Homus: a pasta de grão-de-bico cozido faz sucesso entre os apreciadores da gastronomia árabe. Ela leva tahine, azeite, suco de limão e alho.

Falafel: boa opção para os vegetarianos, o falafel é um bolinho frito de grão-de-bico bem com vários condimentos, como cebolinha, coentro, cominho e alho. Costuma ser servido com salada ou como recheio de sanduíche, no pão pita.

Tabule: salada feita à base de trigo, cebola, tomate, pepino e salsinha. É bem fresca e uma boa pedida como acompanhamento. De origem libanesa, tradicionalmente costuma ser consumida por cima de folhas de alface.

Fatuche (fattoush): salada com ingredientes semelhantes ao tabule, mas que também leva folhas verdes, fatias de pão pita tostado e bastante hortelã. 

Kafta: carne moída servida de maneira bem parecida com o espetinho de carne que faz sucesso no Brasil. Preparado com várias especiarias, cebola e hortelã, pode ser cozido, assado ou grelhado.

Mjadra (Mujaddara): prato feito com lentilhas, arroz e decorado com cebola frita. 

Shakshuka: feito com ovos e molho de tomate, é servido principalmente no café da manhã, com pães e torradas.


Michuí: a palavra significa carne em pedaços. Há opções com carne vermelho e frango e pode ser servido com salada e arroz sírio.

Babaganuche (babaganoush): pasta de berinjela que é servida como aperitivo e combina bem com entrada nas refeições. Assim como o homus, também leva tahine e suco de limão.