Masterchef

Jéssica, do MasterChef, conta que aprendeu a cozinhar após cirurgia bariátrica: "Comida era vilã"

da redação, com MasterChef

Jéssica, do MasterChef, conta que aprendeu a cozinhar após bariátrica
Jéssica, do MasterChef, conta que aprendeu a cozinhar após bariátrica
Arquivo Pessoal

Jéssica, participante do quinto episódio do MasterChef 2020, é do tipo de pessoa que ama cozinhar, inventar receitas e se arriscar na cozinha. Mas nem sempre foi assim. Ela só descobriu essa paixão há 9 anos, quando passou por uma cirurgia bariátrica e perdeu 45 kg. “Comecei a gostar de praticar esportes e virei adepta da alimentação saudável, a comida que antes era a vilã se tornou uma forma de cuidar de mim e do meu corpo”, conta em entrevista ao Portal da Band.

A publicitária de 28 anos, de Campinas, interior de São Paulo, não levou o troféu no programa, mas conquistou a internet com sua reação ao ter que preparar justamente o que não faz parte do seu repertório na gastronomia: um bolo de milho. “Como eu sou adepta da alimentação saudável, doces não fazem parte da minha alimentação”, disse. Mesmo assim, se divertiu com sua participação e segue curiosa para novas descobertas na cozinha. “Gosto de cozinhar carnes, peixes, legumes e receitas com baixo índice de carboidrato, mas que sejam extremamente saborosas“.

Leia a entrevista a seguir.

Jessica participou do quinto episódio do MasterChef
Carlos Reinis/Reprodução

Como foi fazer um bolo pela primeira vez em um programa de TV?
Já tinha feito bolo algumas vezes, mas não é algo que eu faço com frequência. Não lembrava nenhuma receita decor. Acredito que o que mais atrapalhou foi o nervosismo. O fato de pescar algo que eu não domino me desestabilizou. Os outros pratos eu tinha conhecimento. Mas no geral levei tudo de forma leve e resolvi rir da má sorte. O famoso “rir da desgraça”. Como eu sou adepta da alimentação saudável, doces não fazem parte da minha alimentação então consequentemente eu acabo não fazendo nada relacionado à pâtisserie e confeitaria.

O que você achou repercussão da sua participação no MasterChef nas redes sociais?
Amei a repercussão nas redes sociais. Dei risada com os memes e recebi muitas mensagens. Também recebi muitas mensagens vindo da comunidade LGBTQIA+ me dando apoio e fiquei muito feliz pelo carinho.

Teve algum meme que você gostou mais?
Esse aqui [abaixo]. Realmente reflete a maneira que eu levei o programa. Independentemente de estar dando tudo errado, me diverti muito no processo.

Você comentou no programa que começou a cozinhar depois de ter feito cirurgia bariátrica. Como foi para você passar por isso?
Fiz a cirurgia bariátrica em 2011. Sempre fui obesa, desde criança. Depois de muitas tentativas frustradas de tratamento para emagrecer, quando estava na faculdade uma colega comentou sobre um procedimento chamado balão gástrico. Fui no médico e o ele disse que no meu caso, pelo meu IMC ser de obesidade mórbida, poderia fazer a redução do estômago. Entre as duas opções, a bariátrica era a melhor, então optei por ela. Decidi fazer a redução pois sempre tive muitos problemas relacionados ao fato de ser obesa, era muito humilhada pelo meu próprio pai por conta disso durante minha infância e adolescência inteira.

O que mudou na sua vida desde então?
Após o emagrecimento mudei completamente a maneira que me alimentava e também mudou completamente muitos outros aspectos da minha vida. Comecei a gostar de praticar esportes e virei adepta da alimentação saudável. A comida que antes era a vilã se tornou uma forma de cuidar de mim e do meu corpo. Além disso, houve uma mudança completa da autoestima. Foi uma das melhores coisas que eu fiz por mim.

Jessica participou do quinto episódio do MasterChef 2020
Reprodução

O que costumava cozinhar antes e o que mais gosta de cozinhar agora?
Gosto de cozinhar carnes, peixes, legumes e receitas mais voltadas para a dieta saudável com baixo índice de carboidrato, mas que sejam extremamente saborosas. Também me inspiro muito na cozinha mediterrânea e contemporânea.