Masterchef

Massa podre: saiba a diferença entre os tipos sucrée, brisée e sablée

Da Redação

Conheça a diferença entre as massas brisée, sablée e sucrée
Conheça a diferença entre as massas brisée, sablée e sucrée
Carlos Reinis/Band

Nesta terça-feira, 4, os oito novos participantes do MasterChef Brasil terão que mostrar que sabem tudo sobre culinária e, para impressionar os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, terão que fazer uma torta em apenas 1 hora e 15 minutos.

Os competidores terão de preparar os pratos com as massas bases da gastronomia francesa: a pâte brisée, a pâte sablée e a patê sucrée, conhecidas popularmente como "massas podres". Porém, você sabe quais as diferenças entre elas? Confira a seguir:

O que é a pâte brisée?

A pâte brisée é uma massa que não contém açúcar e, portanto, pode ser utilizada parta tortas salgadas ou tortas doces. É popularmente utilizada quando se faz quiche ou torta salgada. Possui também uma quantidade maior de manteiga, não leva ovo e tem uma textura bem crocante e levemente folhada.

A receita básica leva 200 gramas de manteiga sem sal, uma pitada de sal, 50 ml de água refinada e 250 gramas de farinha de trigo. Uma dica é utilizar os ingredientes bem gelados, não exagerar na adição de água e não sovar a massa. Ela deve ser disforme e conter pedaços grandes de manteiga.

Massa podre conhecida como pâte sabléeMassa podre conhecida como pâte brisée - Carlos Reinis/Band

   

O que é a pâte sablée?

A pâte sablée contém açúcar, mas sem exageros. Também leva ovo e fica parecendo uma farofa de manteiga com farinha de trigo. É uma massa muito versátil, fácil de modelar e – quando assada – fica com aspecto esfarelado (sablée quer dizer areia).

Sua receita básica leva 250 gramas de farinha de trigo, 125 gramas de açúcar refinado, 125 gramas de manteiga sem sal e um ovo. É preciso utilizar os ingredientes bastante gelados.

Massa podre conhecida como pâte brisèeMassa podre conhecida como pâte sablée - Carlos Reinis/Band

    

O que é a patê sucrée?

A pâte sucrée é a mais doce das massas podres, por conter uma porcentagem elevada de açúcar. Diferentemente das outras, você deve fazer a mistura da manteiga e da farinha até ficar homogênea e depois adicionar os outros ingredientes. O resultado é uma massa que derrete na boca, ótima para tortas doces e de frutas.

A receita base leva 250 g de farinha de trigo, 175 gramas de açúcar, 125 gramas de manteiga sem sal e um ovo.

Massa podre conhecida como pâte sucréeMassa podre conhecida como pâte sucrée - Carlos Reinis/Band

   

O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, na tela da Band, com transmissão simultânea no aplicativo e no site do MasterChef Brasil. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.