Grupo Bandeirantes e The New York Times fecham acordo inédito

Dois programas vão explorar novos ângulos sobre temas da atualidade

A partir de novembro, o premiado conteúdo audiovisual produzido pelo The New York Times estreia nos canais BandNews e Arte 1, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Esta é a primeira vez que o grupo norte-americano faz um acordo deste tipo no mundo.

No BandNews, o projeto terá Ana Paula Padrão à frente do Conexão com o The New York Times. O programa fará um registro dos assuntos mais relevantes do noticiário em vários pontos do planeta. De acordo com a apresentadora, o grande diferencial dos vídeos - legendados e com áudio original - é o foco dado aos temas.

“Imagina que [o The New York Times] é um grupo de mídia que não é brasileiro, ou seja, eles têm uma visão diferente, têm uma história, relevância e experiência, tudo isso conta. São ângulos muito distintos dos assuntos”, explica a jornalista.

Para explicar melhor como funciona a escolha de pautas, Ana Paula deu um exemplo: “Não é só a ação do grupo terrorista Estado Islâmico, é uma fatia daquilo, uma entrevista com alguém que foi vítima do grupo durante anos e decidiu sair, ou alguém que foi sequestrado pelo grupo e conseguiu ser libertado. Tem sempre um ângulo diferente”. Os temas, segundo a apresentadora, envolvem desde política, tecnologia, até entretenimento.

Já Marina Person, que volta à TV, comandará o Magazine Arte 1 com The New York Times, no canal Arte 1. O programa traz um panorama sobre os grandes lançamentos da moda, do cinema e das artes visuais do Hemisfério Norte, em abordagens artísticas e surpreendentes.

Para a apresentadora e cineasta, esse tipo de conteúdo está em falta na televisão brasileira. “Em um mundo que tem informação à vontade, em abundância e que, em dois cliques, você acha o que quiser (...) a grande dificuldade é a curadoria, o que está acontecendo de interessante. Então, vamos fornecer aquilo que as pessoas não sabem sobre um assunto já conhecido”, disse a apresentadora. “Na internet, tem que navegar muito para ver algo que nunca viu antes. No The New York Times, já tem isso feito. Eu gosto disso: de alguém que apresente coisas novas. O Magazine vai ter esse papel”, explica Marina.

Buscando histórias

A gerente regional do The New York Times no Brasil, Mirela Carnicelli, acredita que, em meio ao grande fluxo de notícias, de hard news, algumas histórias interessantes se perdem. “Existe um comprometimento do The New York Times em enxergar as histórias em grandes perspectivas, de vários ângulos. Algumas reportagens demoram até 15 meses para ser concluídas (...) São vídeos feitos com cuidado e reportagem de qualidade”, disse Mirela.

Paulo Saad, vice-presidente do Grupo BandeirantesPaulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes - Kelly Fuzaro/Band

Exclusividade

“O The New York Times não costuma fazer acordo com outros países na escala que está fazendo conosco”, explicou o vice-presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Paulo Saad Jafet. “Para nós, do Grupo Bandeirantes, é importante esse acordo. Eles não nos escolheram por um sorteio e sim pela capacidade e competência dos nossos profissionais e jornalistas”, conclui Saad.

Serviço
Conexão com o The New York Times
Estreia dia 4 de novembro, 23h

Magazine Arte 1 com The New York Times
Estreia dia 12 de novembro, 22h30
(nos dois canais haverá reprises ao longo da programação)

Compartilhar