Bandeirantes anuncia lançamento de novo canal

O Arte 1 vai ao ar pela Sky (canal 101), Net (canal 115), Claro (canal 31), GVT (canal 84), Oi TV (canal 85) e NeoTV

Nesta quarta-feira, dia 20, o Grupo Bandeirantes anunciou o lançamento de um novo canal brasileiro com uma programação inteiramente dedicada à arte e à cultura, o Arte 1. Dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro, ópera: são 24 horas, sete dias por semana, no ar com um conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte.

O canal, que teve pré-estreia em dezembro do ano passado na Sky e na Claro TV, está disponível nos pacotes básicos das principais operadoras de TV por assinatura do Brasil, o que significa uma abrangência de cerca de 10 milhões de assinantes. "Temos como objetivo democratizar o acesso à cultura, a partir da apresentação de conteúdo de qualidade, com um acabamento impecável", afirma Rogério Gallo, diretor-geral do Arte 1.

"É um canal que está muito focado no que acontece no Brasil, mas também vai trazer o que acontece de mais importante do mundo. São 50% de produção de conteúdo nacional e outros 50% voltados para todas as manifestaçõs artísticas. Temos parceria com a italiana Ray, a BBC britânica e o Arte, um canal francês. O Arte 1 já nasce com quase 10 milhões de assinantes, sendo que esta era a projeção para um ano. Conseguimos alcançar isso logo no primeiro trimestre com a pré-estreia", comemora Gallo.

O Canal Arte 1 recebeu a classificação de "canal brasileiro de espaço qualificado', dada pela Ancine – Agência Nacional de Cinema. Este selo faz com que o canal possa ser incluído pelas operadoras na cota de conteúdo nacional, conforme consta na nova lei da TV paga (12.485/2011).

"Nossa linguagem é pop, colorida e divertida. Somos tudo que se afasta de uma emissora educativa, somos uma emissora de qualidade, mas de entretenimento", explica o diretor. Ele destaca a produção da série "Uma Obra de Arte Sumiu" - sobre roubo de obras de arte de museus brasileiros - como uma das mais emblemáticas para esse modo de comunicar do canal, já que trata de arte com uma "pegada policial".

Investimento pioneiro 

"O investimento foi de R$ 10 milhões. Não é fácil lançar um canal exclusivo com este tipo de conteúdo, mas o Grupo Bandeirantes não tem o costume de fazer coisas fáceis. Quando lançamos o BandNews, ele era o único desse tipo na grade e hoje é um sucesso. Temos o costume de sermos ousados e fazermos coisas diferenciadas. O canal de arte é uma das coisas que faz parte do DNA inovador do grupo", diz  Paulo Saad Jafet, vice-presidente do grupo.

"Não é fruto de uma ideia de fim de semana, ele vem sendo planejado há 2 anos e negociado com as operadoras de canais a cabo. Identificamos uma necessidade de ter um canal desse tipo, já que o consumo de arte vem crescendo muito nos últimos anos. Nosso objetivo é suprir essa necessidade de consumo de arte crescente e fomentar ainda mais a arte no Brasil", acrescenta.

A programação inicial terá como destaque duas produções próprias: o Arte 1 em Movimento e o Estilo Arte 1. O primeiro é uma revista semanal com as principais notícias de cultura do Brasil e do mundo. Apresentado por Gisele Kato, editora-chefe do canal, o programa abre um espaço inédito na televisão nacional para todas as manifestações artísticas: artes visuais, cinema, teatro, dança, música e literatura. Destaca tanto nomes consagrados como os jovens talentos de cada área.
 
"Gosto muito de fazer este programa porque posso passar a filosofia do canal de uma maneira bem pessoal", explicou Gisele ao band.com.br, ao falar sobre como sua experiência e carreira voltada para o jornalismo cultural influenciam no resultado final. A apresentadora revelou ainda que todos os apresentadores escrevem seus próprios textos e isso torna o conteúdo mais especial, sendo uma espécie de "conversa com o público". 

Gisele KatoGisele Kato é editora-chefe e apresentadora do Arte 1 - Foto: Divulgação/Band


Já o Estilo Arte 1 traz as principais novidades e tendências de arquitetura, design, moda, alta gastronomia e luxo. Em cada programa, especialistas dão dicas sobre suas áreas e revelam lugares e produtos que ainda são pouco conhecidos do grande público.

Entre os filmes nacionais que serão veiculados pelo canal, nas sessões Cine Clube Arte 1 e Cine Clube Arte 1 Clássicos, há desde películas dirigidas por Rogério Sganzerla, Luís Sérgio Person e Leon Hirszman, até produções contemporâneas feitas por cineastas como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Cláudio Assis e Petrus Cariry. Na lista das produções internacionais, de estrelas do cinema de arte, como Alfred Hitchcock, Federico Fellini e Jean Renoir, aos vencedores dos principais festivais de hoje, caso de Pedro Almodóvar, Gus Van Sant, Michael Haneke e Amos Gitaï. O Arte 1 também dará espaço para documentários premiados, como Edifício Master, Jogo de Cena, Cildo, Janela da Alma, e os internacionais Jean-Michel Basquiat e O Homem de Aran, todos dentro da faixa Arte 1 Documenta.


Na música erudita, o Arte 1 In Concert concentra a programação do canal que contempla concertos de maestros que já entraram para a história, caso de Herbert Von Karajan e Leonard Bernstein, e, também, nomes que vêm se destacando atualmente, como Gustavo Dudamel e Claudio Abbado. 

Salomão Schwartzman, que foi convidado pelo diretor para ser a voz oficial do canal, apresenta a atração sobre música clássica e mostra um repertório selecionado por ele mesmo enquanto conta fatos, curiosidades e anedotas sobre os artistas e compositores com a finalidade de aproximar o erudito do comum aos telespectadores. "Isso me empolga. Não só ser a voz do canal, mas estar perto da música que eu amo e mostrá-la ao público", contou o jornalista que também comanda o "Sábado de Classe" na Rádio Bandeirantes. 

O Arte 1 vai ao ar pela Sky (canal 101), Net (canal 115), Claro (canal 31), GVT (canal 84), Oi TV (canal 85) e Neo TV.

Grade de programação

CONEXÃO ARTE 1
Uma seleção de programas dos mais importantes acervos brasileiros e estrangeiros.
Estreia: segunda a sexta, às 19h. Reapresentação: segunda a sexta, às 18h.

ARTE 1 EM MOVIMENTO
A revista semanal do Arte 1 dedicada às notícias de música, teatro, dança, literatura, artes visuais e cinema. Apresentada pela editora-chefe do canal, Gisele Kato, direto da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Estreia: domingo, às 23h. Reapresentações: segunda, às 20h30, e quarta, às 20h30.

CINE CLUBE ARTE 1

Os filmes que foram destaque nos principais festivais brasileiros e estrangeiros, e as revelações do cinema de arte contemporâneo.
Estreia: quarta, às 21h30. Reapresentação: sábado, às 19h.

CINE CLUBE ARTE 1 CLÁSSICOS

Os filmes que marcaram a história do cinema de arte brasileiro e internacional.
Estreia: sexta, às 21h30. Reapresentação: domingo, às 19h.

ARTE 1 EM SÉRIE
Histórias espetaculares em séries produzidas especialmente para a televisão.
Estreia: segunda a sexta, às 20h. Reapresentação: segunda a sexta, às 23h30.

ARTE 1 DOCUMENTA

Uma seleção de documentários exibidos em mostras especializadas no Brasil e no mundo.
Estreia: terça, às 21h30. Reapresentação: quinta, às 20h30.

ARTE 1 NO CINEMA
O programa semanal do Arte 1 totalmente dedicado à sétima arte e aos últimos lançamentos nos cinemas do país: making ofs, trailers e entrevistas.
Estreia: quinta, às 22h30. Reapresentações: sexta, às 20h30, sábado às 18h, e domingo às 21h.

ARTE 1 APRESENTA
Dança, ópera e todos os estilos música: jazz, blues, MPB e muito mais.
Estreia: sábado, às 22h. Reapresentações: domingo, às 18h, e terça, às 22h30.

ARTE 1 IN CONCERT
Os grandes nomes da música clássica. Os principais regentes e orquestras do mundo em concertos inesquecíveis.
Estreia: segunda, às 21h30. Reapresentação: sábado, às 23h.

BIO ARTE 1
Biografias dos maiores artistas do Brasil e do mundo: escritores, pintores, atores, dramaturgos e diretores.
Estreia: domingo, às 22h. Reapresentação: segunda, às 22h30.

ESTILO ARTE 1
A revista semanal do Arte 1 dedicada às novidades nas áreas de arquitetura, design, moda, gastronomia e luxo.

Estreia: sábado, às 21h. Reapresentações: terça, às 20h30, e quinta, às 21h30.

Compartilhar

Deixe seu comentário