‘Fiquei pulando durante 15 minutos’, diz autora de Ouro Verde sobre Emmy

Nova novela da Band com atores portugueses e brasileiros estreia na segunda-feira, 15, às 20h20

A portuguesa Maria João Costa esteve esta semana no Brasil para divulgar Ouro Verde, nova novela da Band que estreia na segunda-feira, 15, em horário nobre.

A ideia de unir Portugal e Brasil em um folhetim surgiu do canal TVi. Na época, a autora disse que era a pessoa ideal para escrever a história por ter morado por quase 5 anos no Rio de Janeiro. Aliás, a paixão pela cidade brasileira fez com que ela criasse seu Instagram com o nome @mjcarioca.

Em entrevista ao Portal da Band, a escritora contou como foi conquistar o Emmy Internacional em 2018 com sua primeira trama. "Eu ficava repetindo para a minha equipe: 'Nós vamos ganhar o Emmy! Nós vamos ganhar, já é nosso'. Todos achavam que eu era louca porque eu não só não tinha experiência, como também nunca tinha trabalhado na equipe de ninguém", relembrou aos risos. "Não sei se foi o poder da atração, do pensamento positivo, mas eu sabia que era possível conquistar o troféu pelo fato de a história ter qualidade. Eu ficava comparando com as outras e dizia: 'Pior que essa não é', 'A minha é melhor do que aquela outra'", entregou ela, que antes de se aventurar no mundo das telenovelas cursou Direito e trabalhou como editora de livros.

A confiança em seu trabalho rendeu bons frutos. Após o sucesso de audiência em Portugal, a trama foi coroada com o prêmio mais importante da televisão. Segundo Maria João, ela soube que estava entre os finalistas quando já se dedicava à sua segunda novela, Valor da Vida. "Ao saber que Ouro Verde era uma das novelas indicadas ao Emmy Internacional fiquei pulando durante 15 minutos, sem parar, sozinha em casa", contou.

A estreia no Brasil trouxe de volta o frio na barriga e fez com que Maria João revivesse toda a emoção da trama. "Depois de passar um ano internada em casa escrevendo 200 capítulos, e de conquistar o Emmy, achei que não sofreria mais por Ouro Verde, mas quando me disseram que a novela seria exibida na Band, a dor no estômago recomeçou. Portugal tem uma população de 10 milhões de pessoas, enquanto o Brasil abriga 209 milhões, ou seja, a responsabilidade é muito grande", avaliou.

Embora tenha optado por uma história clássica de amor e vingança, alguns ingredientes a mais prometem prender o telespectador. "Acho que o diferencial é que a cada dia acontece algo novo, então não existe repetição. Quem perder um capítulo, vai ficar sem saber alguma informação importante".

Ouro Verde já foi exibida em mais de 60 países e vai ao ar na Band de segunda a sábado, às 20h20.

Assista ao teaser da trama:

Compartilhar