Relembre as celebridades que recusaram o Oscar

Astros declinaram do direito de receber a estatueta e não foram à cerimônia

O Oscar é considerado o prêmio mais importante do cinema. Uma indicação ao prêmio já é motivo de comemoração, ganhar a estatueta significa um marco na carreira da maioria dos artistas.

No entanto, mesmo com todo o glamour da cerimônia, ao longo da história alguns astros se recusaram a receber a estatueta.

Em 2016, a entrega do Oscar acontecerá no próximo dia 28 e será alvo de boicote de alguns artistas, que protestam contra a falta de representatividades dos negros na premiação.

O cineasta Spike Lee, a atriz Jada Pinkett Smith e seu marido, o ator Will Smith são alguns que já anunciaram que não estarão presentes no evento.

Em quase 90 anos de Oscar, afrodescendentes receberam apenas 30 estatuetas.

Relembre alguns atores que se recusaram a receber o Oscar:

George C. Scott

George C. Scott Divulgação/Facebook


Ganhador do Oscar de melhor ator pela sua atuação em Patton em 1971, o ator não compareceu ao evento para receber sua estatueta por condenar a política em torno da premiação e afirmou que a cerimônia nada mais é que um "desfile de carne de duas horas".

Marlon Brando

Marlon BrandoReprodução/Youtube


Premiado pela sua atuação em O Poderoso Chefão em 1973, Marlon Brando mandou uma integrante do movimento indígena em seu lugar na premiação. A moça não recebeu a estatueta e ainda leu o discurso do ator de repúdio a maneira como os índios são tratados nos Estados Unidos.

Woody Allen

Woody AllenRegis Duvignau/Reuters


O diretor já recebeu inúmeros prêmios e indicações, mas só esteve presente no Oscar em 2002, quando fez um discurso de estímulo a produção de longas em Nova York, que ainda sofria as consequências do ataque de 11 de Setembro.

Dudley Nichols

Dudley NicholsDivulgação/Facebook


O escritor foi o primeiro a recusar o Oscar após ganhar o prêmio como melhor roteiro por The Informer em 1935. A recusa aconteceu por conta da greve do sindicato de escritores contra a indústria cinematográfica.

Katharine Hepburn

Katharine HepburnDivulgação/Facebook


Com 12 indicações e quatro estatuetas, a atriz esteve na premiação apenas em 1974 quando não estava concorrendo e entregou o prêmio honorário a Irving J. Thalberg.

Jean Luc Godard

Jean Luc GodardDivulgação/Facebook


O cineasta francês se recusou a atender os telefonemas da Academia para ser notificado sobre um Oscar honorário em 2010 e afirmou que não viu significado na atitude. "Se a Aacademia gosta de fazer isso, que façam, mas eu acho estranho. Eu me pergunto: 'Qual dos meus filmes eles realmente viram? Eles realmente os conhecem?' O prêmio é chamado Prêmio do Governador. Isso significa que o Schwarzenegger (que na época era governador da Califórnia) está me dando o prêmio?", questionou em entrevista para a imprensa internacional na época.

Compartilhar