Grammy Latino: brasileiros levam 8 troféus

Nossos indicados ficaram de fora da premiação principal

A 13ª festa anual do Grammy Latino aconteceu nesta quinta-feira, dia 15, no Mandalay Bay Events Center, de Las Vegas. Caetano Veloso, que já havia sido homenageado com o prêmio de Personalidade do Ano pela Academia de Música Latina, ganhou o prêmio de Melhor álbum de MPB ao lado de Gilberto Gil e Ivete Sangalo.

O evento contava com 53 concorrentes brasileiros, mas nenhum dos indicados às categorias principais do Grammy Latino foi escolhido. Beto Lee, Aline Barros, Seu Jorge, Dominguinhos, Chitãozinho e Xororó e Beth Carvalho foram premiados.


A presença brasileira no palco ficou por conta das apresentações de Michel Teló, acompanhado do grupo de percussão Blue Man Group, cantando o hit mundial “Ai Se Eu Te Pego”.  Caetano Veloso cantou “Odara”. Ele, que completou 70 anos em 2012, teve a homenagem da Academia de Gravação reforçada com a exibição dos vídeos das apresentações de músicos como Alejandro Sanz, Seu Jorge e Natalie Cole, que cantaram versões de seus sucessos nesta quarta, no MGM Grand Hotel.

Caetano Veloso canta e leva prêmioRobyn Beck/AFP


A premiação foi dedicada principalmente aos artistas pop que têm grande presença de hits nas rádios hispânicas como a dupla mexicana pop estreante Jesse & Joy, que levou quatro prêmios, o roqueiro colombiano Juanes, que levou dois, e músicos como o produtor Pepe, um dos poucos que levantou a plateia das cadeiras já no fim do evento com sua mistura de reggaeton e eletrônica. 


Confira os artistas brasileiros que venceram nas categorias nacionais:

Aline Barros e Cia 3 – Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa

“Músicas Para Churrasco Volume 1”, Seu Jorge – Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro

“Celebração e Sacríficio”, Beto Lee – Álbum de Rock Brasileiro

“Nosso Tamba Tá Na Rua”, Beth Carvalho – Melhor Álbum de Samba/Pagode

“Especial Ivete, Chico e Caetano”- Melhor Álbum de MPB

Chitãozinho e Xororó – Melhor Álbum de Música Sertaneja

Dominguinhos – Melhor Álbum de Música Brasileira

“Querido Diário”, Chico Buarque – Melhor Canção Brasileira

Compartilhar