domingo, 5 de julho de 2020 - 23h34 / Atualizado em domingo, 5 de julho de 2020 - 23h52

Morre a primeira Miss Brasil, Martha Rocha

Causa da morte, segundo um dos seus filhos, foi insuficiência respiratória seguida de infarto

Martha Rocha no concurso Miss Universo, 1954 Foto: Fundo Correio da Manhã/Arquivo Nacional

| entretenimento@band.com.br

Morreu neste domingo, 5, a primeira Miss Brasil, Martha Rocha. Ela tinha 87 anos e faleceu em Niterói, região metropolitana no Rio de Janeiro.

Momento MasterChef Brasil: nova temporada estreia dia 14/07

O corpo da baiana, nascida em Salvador, foi enterrado neste domingo no Cemitério do Santíssimo Sacramento. A causa da morte, segundo um dos seus filhos, foi insuficiência respiratória seguida de infarto.

Maria Martha Rocha foi eleita Miss Brasil em junho de 1954, quando tinha 18 anos. Ela venceu o concurso no hotel Quitandinha, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.

Martha Rocha teve dois filhos com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre de avião. Aos 23 anos, de volta ao Brasil, casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve outra filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.

Rafaela Zanella, Miss Brasil 2006, lamentou a morte da Miss Brasil 1954. "O mundo miss perde uma grande miss, mas perdemos também uma grande mulher, porque ela teve muita representatividade. Tanto nos concursos, quanto nos eventos. Ela foi a primeira miss a cobrar cachê pelos eventos e isso deu até mais notoriedade para nós", contou.

"As pessoas passaram a encarar [ser miss] como uma profissão. Então, ela foi uma mulher muito guerreira e que nós nos espelhamos sempre. Ela quebrou muitos paradigmas. Para ser miss no ano de 1954, ela teve que se impor muito. Se impor como mulher, impor seus desejos e suas vontades. Essa garra, determinação, é uma coisa que todas nós devemos ter como exemplo", completou.