quarta-feira, 25 de maio de 2016 - 14h47 / Atualizado em quarta-feira, 25 de maio de 2016 - 17h31

Miss Marília: bem longe de O Pequeno Príncipe

A candidata diz adorar leituras densas

Maria Caroline Belfante, Miss Marília, durante prova de maiô Foto: Lucas Ismael/BE Emotion

| entretenimento@band.com.br

O livro “O Pequeno Príncipe” é, com frequência, associado às misses. Mas Maria Caroline Belfante, a Miss Marília, mostra que há um vasto mundo literário a explorar. Fã de Clarice Lispector desde a adolescência, ela se diz apaixonada por leituras densas.

“Eu me sinto próxima dos sentimentos que ela descreve. Sua escrita valoriza coisas pequenas, que se transformam e duram um capítulo. É lindo”.

A obra da autora foi uma das razões que a levaram a entrar na faculdade de filosofia, que cursa na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília. Bateu o martelo quando começou a se debruçar sobre a produção de autores de filosofia modernos.

“Ia à biblioteca municipal e lá comecei a ler Voltaire e outros pensadores”, conta. “Aos 17, descobri um livro de Nietzsche, ‘Assim Falou Zaratustra’. Não tinha todos os conceitos para compreender a essência, mas achei fantástico. Decidi estudar filosofia para entender aquilo tudo e avançar”.

A candidata pretende cursar mestrado e doutorado na área de filosofia da estética ou da arte, tendo como linha de pesquisa a obra de Lispector.

“Muita gente me pergunta como consigo conciliar o pensamento crítico da filosofia e o mundo miss, que é visto com preconceito”, conta. “Acho que cada um se encaixa onde se sentir bem. É preciso respeitar”.

Ela defende também a diversidade de concursos de beleza como um modo de valorizar outros padrões. “Todos os tipos de concurso podem existir. Ninguém precisa ter corpo de miss. Só quem quer”.

Carol, como gosta de ser chamada, diz que sempre achou belo o universo dos concursos, que assiste ao lado da mãe e da irmã. Participou do municipal em 2015 e conquistou o título de Miss Elegância. Retornou em 2016 e ficou com a coroa. Agora, ela busca representar São Paulo no Miss Brasil BE Emotion 2016.

Marcado para o sábado, dia 28, às 22h15, o Miss SP BE Emotion será transmitido ao vivo, com exclusividade, pela Band e o band.com.br. Vote aqui na sua candidata favorita. Você pode colocá-la no top 15.