Carnes

Copa-Lombo Recheada

Preparação do Prato

Ingredientes

600g de bacon picado
4 cebolas picadas
10 dentes de alho picados
200g de nozes
100g de castanha de caju
2 copa-lombo
6 folhas de louro
1 litro de vinho branco seco
2 fios de azeite
40g de manteiga
6 batatas asterix cozidas e cortadas em cubos
200ml de creme de leite fresco
250g de parmesão
200g de provolone
150g de presunto picado
600g de ervilhas congeladas
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Sálvia a gosto
Alecrim a gosto
Tomilho a gosto

Modo de preparo

1. Frite o bacon em fogo médio por mais ou menos 15 minutos e reserve.
2. Na mesma frigideira e em fogo médio, coloque a cebola, o alho e deixe murchar e reserve.
3. Abra a peça da copa-lombo em manta, no sentido do comprimento, coloque em uma tigela retangular grande e tempere com o sal, a pimenta-do-reino, o tomilho, a sálvia, o alecrim, as folhas de louro e despeje o vinho branco. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 24 horas.
4. Coloque em uma tábua e reserve o caldo da marinada. Distribua o bacon picado e frito e enrole no sentido da largura. Amarre bem com barbante culinário e doure todos os lados em uma frigideira em fogo alto com azeite e manteiga por mais ou menos 20 minutos
5. Em uma panela em fogo médio coloque o caldo da marinada reservado e reduza por mais ou menos 10 minutos. apague o fogo, peneire e reserve.
6. Forre uma assadeira com as batatas com casca e cortadas em rodelas, coloque a copa-lombo recheada, regue o caldo reduzido e leve ao forno pré-aquecido a 180°c por 40 minutos.
7. Reserve a copa lombo, as batatas assadas e transfira o caldo que se formou na assadeira para uma panela em fogo médio e acrescente creme de leite, manteiga e deixe reduzir por 5 minutos.
8. Em uma panela em fogo médio coloque as batatas em cubos cozidas, a manteiga e misture bem. junte o creme de leite, as batatas assadas e amasse com um amassador manual até ficar um purê homogêneo. apague o fogo, incorpore o queijo parmesão
9. Numa panela em fogo médio coloque a manteiga, o azeite, a cebola e quando começar a murchar adicione o presunto picado. Junte a ervilha congelada, tempere com sal e pimenta-do-reino. Refogue por 5 minutos.

Montagem 
1. Coloque o purê no meio de um refratário, as ervilhas refogadas em volta, os pedaços de copa lombo em cima do purê e sirva com o molho.

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP