Bolo de nozes
sobremesas

Bolo de nozes

Preparação do Prato

Ingredientes

Massa de bolo
125g de açúcar
125g de farinha de trigo
25g de nozes triturados
5 ovos

Calda
3 colheres de sopa de leite condensado
150ml de água
30ml de licor amaretto

Cobertura
300ml de leite fresco
2 colheres de leite condensado

Creme
500ml de leitet
350g de nozes
5 gemas
70g de açúcar
45g de amido

Modo de preparo

Para a massa do bolo, coloque em uma batedeira os ovos e o açúcar, bata em potência média/alta até dobrar de tamanho e ficar esbranquiçado. Penere a farinha de trigo e coloque na mistura batida dos ovos e açúcar. Mexa vagarosamente debaixo pra cima encorporando a farinha e acrescente ao final a nozes. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse por aproximadamente de 25 a 30 minutos, ou teste do palito.

Para a calda, misture os ingredientes e reserve, para quando for montar bolo, molhe as fatias antes de montar. Na cobertura, bata o creme de leite na batedeira em potência baixa até formar chantilly. Quando formado, acrescente 2 colheres de leite condensado e mexa vagarosamente. Cubra o bolo depois de pronto com uma espátula e salpique nozes picadas se quiser.

Já para o recheio, coloque o leite e as nozes em fogo baixo e deixe infusionando e por aproximadamente 35 minutos. Em um bowl misture as gemas açúcar e o amido e misture com um fuê. Ao ferver o leite, coloque uma concha na mistura das gemas, açúcar e amido e misture. Volte a mistura do bowl para panela e deixe cozinhar até engrossar e retire do fogo até engrossar, coloque em uma forma com papel filme e leve para a geladeira.

Na hora de montar, coloque a massa na forma, molhe o bolo com a calda, deixando-o bem molhadinho. Coloque o recheio em toda extensão do bolo com nozes picadas por cima, molhe a outra parte da massa do bolo com a calda e cubra o recheio. Cubra o recheio com o chantilly e se quiser salpique nozes.

[/modopreparo]

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP