Cordeiro ao molho de vinho do Porto com aligot e shimeji
carnes

Cordeiro ao molho de vinho do Porto com aligot e shimeji

Preparação do Prato

Ingredientes

800 g de batata
300 ml de creme de leite
100 ml de leite
150 g de manteiga
200 g de queijo gruyère
200 g de queijo Minas
200 g de shitake
1 e 1/2 cebola
4 dentes de alho
1 talo de salsão
250 ml de vinho do Porto
400 g de lombo de cordeiro
1 ramo de hortelã
Pimenta
Sal

Modo de preparo

Descasque as batatas e as cozinhe até ficarem macias. Amasse as batatas, acrescente 50 ml de leite e passe a mistura por uma peneira. Reserve. Pique as cebolas finamente, pique bem dois dentes de alho, o talo de salsão e faça um refogado até dourar. Acrescente o vinho e deixe reduzir até metade do volume. Passe na peneira e reserve.

Leve o molho para o fogão e reduza até a textura do molho cobrir as costas de uma colher. Reserve. Tempere o coerdeiro com sal, pimenta, hortelã e alho. Reserve por 30 minutos. Em uma panela, acrescente o leite, 100 ml de creme de leite, 80 g de manteiga e 1/3 dos queijos. Misture até obter uma mistura homogênea e reserve. Pique os cogumelos em lâminas e reserve.

Esquente uma frigideira e grelhe os lombos de cordeiro. A carne de cordeiro deve ser servida ao ponto menos e deve descansar por cinco minutos. Acrescente manteiga à frigideira que você grelhou os cordeiros e salteie os cogumelos. Finalize o aligot com o restante dos queijos, adicionando creme de leite caso a mistura não apresente leveza. Sirva imediatamente junto ao cordeiro, o shitake e o molho.

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP