Alcatra suína agridoce, com creme de milho com castanhas e palitos de mandioca
Carnes

Alcatra suína agridoce, com creme de milho com castanhas e palitos de mandioca

Preparação do Prato

Ingredientes

600g de alcatra suína

300g de mandioca

1 espiga de milho

1 xícara de leite

1 xícara de creme de leite fresco

2 laranjas

1 xícara de mel

1 ramo de alecrim

Manteiga

Castanha do Pará

Azeite de oliva

Sal

1 pimenta dedo de moça

2 colheres de sopa de farinha de trigo

1 litro de óleo de soja

1 colher de chá de açúcar

Modo de preparo

Faça furos por toda a peça de carne e, dentro de um bowl, tempere com sal, pimenta, suco de laranja, e alecrim. Massageie a carne para que pegue o tempero em reserve.

Numa panela com água fervente e sal, coloque o milho e a mandioca cortada em palitos. Quando estiverem no ponto de cozido em 20 minutos, escorra e reserve.

Em uma panela de pressão, coloque azeite e coloque a carne com os temperos, deixe até dourar. Adicione água até a metade da peça e tampe. Asse. Com 20 minutos de cozimento, verifique o ponto.

Bata no liquidificador os grãos de milho já cozidos juntamente com uma xícara de leite e uma colher de farinha trigo. Após bater, coe e reserve. Numa panela, aqueça uma colher de manteiga e despeje o líquido coado. Tempere com sal e pimenta e uma pitada de açúcar. Mexa constantemente até engrossar. Finalize com creme de leite fresco até obter uma consistência cremosa e brilhante.

Numa frigideira, adicione o suco de uma laranja, duas colheres de manteiga e um ramo de alecrim. Deixe ferve, mexendo até reduzir. Neste ponto, adicione o mel, misture e retire do fogo até obter um caldo espesso e brilhante. Reserve.

Coloque a carne numa assadeira e despeje o molho de laranja e mel por cima. Leve pro forno até dourar e obter uma crosta dourada e brilhante. Numa panela, aqueça o óleo e frite os palitos de mandioca já cozidos, até ficarem dourados e crocantes.

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP