Terrine de costela, bacon e pistache com saladinha de brotos
carnes

Terrine de costela, bacon e pistache com saladinha de brotos

Preparação do Prato

Terrine

250 g de farinha de trigo

200 g de manteiga sem sal

500 g de costela

250 g de bacon

1 dente de alho

1 gema batida

1 cebola roxa

½ maço de salsinha

Pimenta do reino

Mix de brotos

Sal

 

Modo de fazer

Coloque a farinha em uma tigela e adicione manteiga corta em cubinhos. Amasse co ma ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione, aos poucos, água até dar liga na massa. Cubra com plástico filme e deixe refrigerar por 1 hora.

Em uma tigela, misture costela, bacon, pistache, cebola roxa, alho, sal, pimenta do reino e salsinha. Misture bem e leve para a refrigeração por 1 hora.

Abra a massa e disponha em uma forma retangular coberta com papel manteiga. Abra uma segunda parte da massa em formato de retângulo para servir de tampa. Reserve.

Coloque o recheio até completar a forma. Tampe a terrine com a massa em formato de retângulo. Faça dois furos no meio da massa para o vapor sair enquanto estiver no forno. Pincele gema batida e leve ao forno a 200º por aproximadamente 1 hora.

 

Molho hollandaise

250 g de manteiga

1 limão siciliano grande

3 gemas de ovo

Pimenta

Sal

 

Modo de preparo

Derreta a manteiga no micro-ondas ou em banho maria. Em uma panela pequena de fundo grosso, junte suco de meio limão siciliano com 3 colheres de sopa de água.

Coloque sal, pimenta e as gemas de ovo e leve ao fogo médio. Mexa com um fouet, fazendo um movimento similar ao número oito durante dois minutos, sem parar.

Tire a panela do fogo e acrescente a manteiga pouco a pouco, mexendo com o fouet até encorpar. Ao final, acrescente o restante do suco do limão.

 

Montagem

Disponha a terrine em uma tábua de madeira. Sirva o molho hollandaise e a saladinha de brotos ao lado.

 

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP