carnes

Arroz carreteiro com aïoli de pimentão tostado

Preparação do Prato
Ingredientes para o arroz carreteiro

300 g de charque dessalgado
200 g de linguiça calabresa defumada
200 g de bacon em pedaços
300 g de arroz branco
1,5 litros de água
1 cebola
2 dentes de alho
2 folhas de louro
1/2 pimenta dedo-de-moça
1/2 maço de salsinha
Sal a gosto

Ingredientes para o aïoli de pimentão defumado

1 ovo caipira
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (café) de sal
1 dente de alho picado
80 ml de azeite
250 ml de óleo de girassol
1 pimentão vermelho

Ingredientes para os acompanhamentos

100 g de cebola pérola
100 g de tomate cereja
1/2 maço de salsinha
900 ml de óleo de girassol
100 ml de azeite
Sal a gosto

Modo de preparo do arroz carreteiro

Dessalgue o charque. Para isso, corte a carne em cubos grandes, coloque água e deixe na geladeira por pelo menos seis horas em recipiente fechado. Troque a água três vezes. Cozinhe a carne seca em panela de pressão, com água suficiente para cobrir a carne, com duas folhas de louro. Deixe cozinhar por 20 minutos depois que a panela chiar. Retire a carne, despreze a água e deixe amornar. Corte em tiras.

Retire a película que envolve a calabresa e corte em cubos. Numa panela de ferro grande, doure o bacon cortado em cubos médios. Afaste para as laterais da panela e, ao centro, doure a linguiça calabresa. Novamente, afaste a linguiça para as laterais e doure o charque. Acrescente a cebola cortada em cubos pequenos (brunoise) e deixe dourar bem. Em seguida, rapidamente doure o alho e junte a pimenta dedo de moça picadinha sem sementes. Acrescente o arroz lavado e escorrido. Em seguida, junte a água fervendo. Acerte o sal.

Deixe o arroz cozinhar em fogo médio com a panela parcialmente tampada por aproximadamente 15 minutos. Mexa de vez em quando. Quando a água secar, desligue o fogo. Junte a salsinha picada, misture e tampe a panela. O arroz vai terminar de cozinhar no calor.

Modo de preparo do aïoli de pimentão tostado

Coloque o pimentão diretamente sobre a chama do fogão. Com a ajuda de um garfo, vire até que toste (carbonize) todos os lados. Retire do fogo, deixe amornar e retire a pele tostada junto com as sementes. Corte em cubos. Em um copo alto do mixer, coloque o ovo, o suco de limão, o sal e o alho picado. Bata com o mixer, acrescentando um fio de óleo até chegar à textura desejada. Junte 100 g (ou quatro colheres de sopa) de pimentão tostado picado. Bata até ficar homogêneo.

Modo de preparo dos acompanhamentos

Numa assadeira, coloque os tomates, azeite e sal. Leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC por 10 minutos. Reserve. Corte as cebolas pérola ao meio. Coloque diretamente sobre uma frigideira quente, em fogo médio baixo. Deixe tostar. A cebola precisa de cerca de 15 minutos para cozinhar e tostar. Deixe amornar e, com as mãos, separe as pétalas da cebola. Reserve. Lave e retire os talos grossos da salsinha. Aqueça o óleo em uma panela. Frite a salsinha por um minuto em óleo quente. Deixe descansar sobre o papel toalha para absorver o excesso de gordura. Reserve.

Montagem do prato

Com a ajuda de uma colher grande, coloque o arroz carreteiro ao lado direito do prato. Sirva duas colheres de arroz. Ao centro, risque com a ajuda de uma colher um pouco de aïoli de pimentão tostado. Do lado esquerdo, posicione alguns tomates assados e pétalas de cebola tostada, sobrepostas por salsinha crocante.

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP