Peixes e frutos do mar

Bacalhau à lagareiro

Preparação do Prato

Ingredientes

2 postas de bacalhau dessalgado
2 ramos de tomate cereja
6 batatas bolinha
6 floretes de brócolis
1 talo de alho poro
3 dentes de alho
1 maço de salsinha
1/2 maço de salsinha crespa
1 cebola
100 g de manteiga
500 ml de azeite
1 colher (sopa) colorau
2 folhas de louro
2 ramos de alecrim
1 limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma forma pequena, coloque os tomates, dois dentes de alho, o alho poró cortado em bastões de 4 cm, as folhas de louro e o alecrim. Cubra com azeite, tempere com sal e pimenta e leve ao forno à 200 °C por 10 minutos, ou até o tomate começar a soltar a pele.

Cozinhe os brócolis e batatas em água fervente até al dente e reserver. Cozinhe o bacalhau em água fervente por 5 minutos. Em uma panelinha de ferro, coloque um fio de azeite, misture com o colorau e coloque o peixe por cima. Leve ao forno por 5 minutos e regue com o azeite dos tomates.

Junte os brócolis, o alho poró e deixe no forno por mais dois minutos. Salteie as batatatinhas na manteiga com a salsinha crespa. Caramelize a cebola cortada em julienne com sal, pimenta e a manteiga, até escurecer. Em um processador, bata a salsa, azeite e o alho até ponto de pesto.

Retire a panelinha com o bacalhau, disponha as  batatas, o tomatinho confitado, os dentes de alho e despeje sobre os brócolis e as batatas o pesto de salsinha. Coloque a cebola caramelizada sobre o bacalhau. Polvilhe flor de sal e raspas de limão siciliano.

Tempo de preparo

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP