Masterchef

Cupcake de cerveja: aprenda receita da sommelier Jessica, do MasterChef

Da Redação, com MasterChef

Durante o processo de produção, o álcool do cupcake evapora e, por isso, ele pode ser consumido por crianças
Durante o processo de produção, o álcool do cupcake evapora e, por isso, ele pode ser consumido por crianças
Arquivo pessoal @jessicasommeliere

Cerveja gelada não combina somente com churrasco e petiscos. A bebida também poder ser um ingrediente coringa para criar pratos ricos em sabores e sensações. Foi assim no último episódio do MasterChef, exibido pela Band na última terça-feira (27), quando a participante Jessica, sommelier de cervejas, uniu cevada a um vinagre e encantou os jurados. Agora, a expert divide a receita de seu famoso cupcake de cerveja com brigadeiro e frutas, que pode ser consumido também por crianças já que o álcool evapora durante o cozimento e deixa o doce bem macio. 

Ingredientes do cupcake: 
3 xi´caras de farinha de trigo
2 xi´cara de ac¸u´car
1 pitada de sal
1 colher de fermento
1 xi´cara de cerveja escura gelada 
3/4 xi´cara de o´leo de girassol
1 ovo
100 gramas de amora
100 gramas de mirtilo

Ingredientes da cobertura: 
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
100 gramas de chocolate branco
1 colher (sobremesa) de margarina

Modo de preparo do cupcake:
Misture todos os ingredientes secos , exceto o fermento. Feito isso,  adicione o ovo ligeiramente batido e o o´leo, misture bem e vá adicionando a cerveja lentamente. Certifique-se de colocar o líquido e não somente a espuma. Misture lentamente e, ao final, adicione o fermento e, em seguida, as frutas.  Prepare as forminhas e leve ao forno a 230°C por aproximadamente 35 minutos. Deixe o bolinho esfriar dentro do pro´prio forno para na~o correr o risco deles murcharem. 

Modo de preparo da cobertura de brigadeiro:
Em uma panela com manteiga, misture o creme de leite ao chocolate em barra e, em seguida, adicione o leite condensado. Leve ao fogo ate´ dar o ponto de brigadeiro. Coloque sobre o bolinho e, se quiser, adicione mirtilo e amora para finalizar.