Masterchef

Premiada pelo MasterChef, Gastromotiva promove a inclusão de jovens pela gastronomia

Stefani Sousa

Jovens da Gastromotiva recebem capacitação profissional por meio da gastronomia
Jovens da Gastromotiva recebem capacitação profissional por meio da gastronomia
Reprodução Instagram/@gastromotiva

Compartilhar boas ações e fazer o bem continua sendo uma das missões da sétima temporada do MasterChef, que a cada episódio doa R$ 5 mil para instituições beneficentes. No programa desta terça-feira (27), foi a vez da ONG Gastromotiva ser contemplada pelo programa. Fundada em 2006, o projeto promove a inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio da gastronomia e do empreendedorismo. 

Criada em São Paulo pelo chef David Hertz, a organização contribui para a transformação de vidas também no Rio de Janeiro, em Curitiba, na Cidade do México e em San Salvador. Por lá, seis mil jovens já foram atendidos em cursos profissionalizantes na área da gastronomia e mais de 100 mil pessoas já receberam educação nutricional. Além disso, 200 toneladas de alimentos foram ressignificados em ações contra o desperdício e se transformaram em mais de 500 mil refeições oferecidas de forma gratuita.  


Em entrevista ao Portal da Band, Julia Dannemann, representante da instituição, conta que a doação do talent show contribuirá nessas ações: “Vamos investir em projetos de conscientização do desperdício de alimentos”. 

Em tempos de pandemia, na área educacional do projeto foi desenhado um curso de empreendedorismo gastronômico que  passou a funcionar no mês de setembro. A formação atende os inscritos do início do ano que não conseguiram participar dos cursos de cozinheiro profissional com ênfase em gastronomia social, profissionalizante em cozinha e empreenda, faça e venda.