Masterchef

Uma batata, por favor! 7 pratos com o tubérculo que agradam carnívoros e vegetarianos

Da redação

Batatas palha, frita e chips: saiba fazer
Batatas palha, frita e chips: saiba fazer
Carlos Reinis/Band

Assada, frita ou cozida. No hambúrguer, no estrogonofe ou no prato do vegetariano. Aí está um alimento que agrada gregos e troianos, e vai bem com tudo [fica aqui o desafio púbico de dizer uma receitinha que não fique ainda melhor com ela]: a batata.

Ingrediente chave do desafio final do 13° episódio do MasterChef Brasil, que vai ao ar na noite desta quarta-feira, 07, a batata é o 4° alimento mais consumido no mundo, segundo a Associação Brasileira da Batata. Sem falar dos inúmeros benefícios à saúde, visto a vasta presença de nutrientes, como potássio, manganês e vitaminas B6 e C.

Bateu uma vontadezinha aí? Abaixo, 6 pratos com ela, a batata, sugeridos no 13° episódio da temporada 2020, para você repetir em casa:

Nhoque
 


Clássico italiano, a massa é feita com batata cozida, amassada e temperada, e farinha de trigo.

Duchesse
 


Francesa, essa receita leva batata cozida, espremida e misturada na manteiga e na gema. Após os temperos a gosto, o molde do prato é feito com auxílio de um saco de confeitar. Aí é só forno e garfo e faca.

Gratin
 


Receita de gratinado de batatas leva várias camadas de batatas cortadas bem fininhas e um creme, feito com leite e creme de leite, por cima. Não pode faltar muita manteiga por cima.

Rosti
 


Prato suíço (chique!), receita leva batata crua ralada e queijo, e deve ser frita no azeite ou manteiga.

Frita, chips e palha
 


A dica para conseguir uma batata frita caseira bem crocante é fazer uma pré-fritura com óleo em temperatura média. Depois, com as batatas escorridas em papel toalha, voltar a fritá-las com óleo bem quente. Para a versão chips, a batata deve ser cortada bem fininha. De preferência, com um mandolin. Frite uma única vez.  

Ralar a batata bem fina e fritar em óleo bem quente é a dica para fazer a versão caseira da palha.