Masterchef

Culurgiones ao basílico: aprenda a receita da Fernanda, vencedora do MasterChef

Da redação

Culurgiones ao basílico
Culurgiones ao basílico
Reprodução

Que tal uma massa fresquinha para o fim de semana? Fernanda, vencedora do 12º episódio do MasterChef 2020, é uma estudiosa quando o assunto é gastronomia. Fã de massas, ela ensina a receita de culurgiones ao basílico, prato típico da região da Sardenha, na Itália. “Esse prato me encanta, pois a composição dos ingredientes me causou estranheza, mas que me surpreendeu quando fiz e provei”, diz.
 


A massa fresca recheada com batata, menta e queijo pecorino normalmente acompanha molho fresco de tomates. “A forma de fechar a massa traz uma delicadeza ao prato. Bonito de se ver, delicioso de se comer.” Saiba fazer:

Massa
Ingredientes:

120 g de sêmola de grano duro
80 g de farinha de trigo
2 ovos
1 colher (sopa) de azeite
 

Modo de preparo:
Misture as farinhas, faça um buraco no meio e acrescente os ovos e azeite. Misture tudo e sove a mistura até formar uma massa lisa. Enrole em um filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, passe ao preparo do recheio.


Recheio de batata, menta e pecorino

Ingredientes:
500g de batata descascada e cozida
150g de pecorino (ou parmesão) ralado
1 colher (sopa) de menta ou hortelã bem picadinho
Sal a gosto
 

Modo de preparo:
Descasque e leve as batatas para cozinhar em água fervente com sal. Deixe até espetar com um garfo e ele entrar com facilidade. Amasse as batatas como se fosse fazer um purê, misture todos os ingredientes até ficarem bem homogêneos. Acerte o sal. Deixe esfriar. Passado 1 hora da massa descansando no refrigerador é hora de abri-la. Abra a massa bem fininha com a ajuda de um rolo ou cilindro. Faça cortes circulares com 15cm de diâmetro. Recheio com o purê e modele os culurgiones (há vídeos na internet que ensinam a técnica). Cozinhe as massas em água fervente com sal por 4 minutos.


Molho basílico

Ingredientes:
6 tomates italianos maduros
6 dentes de alho inteiros
Azeite
Sal a gosto
Manjericão a gosto


Modo de preparo:
Corte os tomates ao meio, descarte a poupa e corte-os em cubos bem pequenos. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue os alhos inteiros. Cuidado para não deixá-los queimar, pois podem amargar o molho. Acrescente os tomates picados, adicione sal e deixe até o tomate amolecer bem e água evaporar um pouco. Retire os pedaços de alho e acrescente o manjericão. Verifique o sal e bom apetite!