Masterchef

13 lugares para comer bem na Baixada Santista, litoral de São Paulo

Da Redação

Ravióli de camarão com molho de frutos do mar e leite de coco
Ravióli de camarão com molho de frutos do mar e leite de coco
Carlos Reinis/Band

Nada como fazer uma refeição saborosa e sentir a brisa do mar, o frescor e a calmaria da praia. Ficou com vontade? A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, pode ser um ótimo lugar para aproveitar a natureza e comer bem (desde que com segurança, claro). Ao Portal da Band, a blogueira Karina Martins (karinamartins.mkt) do Soul Peruíbe, que participou do 10° episódio do MasterChef Brasil, indica restaurantes para aproveitar as cidades de Peruíbe e Santos. Como o DDD de toda a região é 013, confira 13 indicações:

Restaurante Caiçara


Pau do Índio, em Peruíbe (@paudoindio)

Com variedade de iguarias da cultura caiçara, o Pau do Índio surpreende com pratos como camarão, marisco, peixes e lagosta, além de receitas exóticas como javali e rã.  Além disso, o restaurante fica localizado em um verdadeiro refúgio cercado pela natureza.
Beira Mar, em Peruíbe (facebook.com/RestauranteBeiraMarPeruibe)

Um dos estabelecimentos mais tradicionais de Peruíbe, o Beira Mar conta com pratos ricos e complexos em sabor como a tradicional feijoada e a moqueca de frutos do mar, feita com ingredientes pescados na cidade. 
A Ponte, em Peruíbe (@aponterestaurante)

Com mais de 40 pratos elaborados com peixes e frutos do mar, ingredientes locais e muito sabor, o restaurante A Ponte é um dos mais antigos da cidade de Peruíbe e é a parada certa para turistas que querem conhecer mais sobre a cultura e gastronomia caiçara.

Pizzaria


Primi Piatti, em Peruíbe (@primipiattipizzaria)

Sabe aquelas pizzas ‘diferentonas’ que você não encontra em lugar nenhum? Uma das mais famosas pizzarias de Peruíbe, a Primi Priatti tem no cardápio sabores ousados e formatos inovadores, como a pizza com borda vulcão e a pizza em formato de coração. 
Passarela, em Santos (@maispassarela)

Com mais de 35 anos de história, a Passarela é uma das pizzarias mais tradicionais de Santos e tem uma das melhores pizzas da cidade. Um grande diferencial é poder optar por massa integral ou pelo cardápio de pizzas veganas. As receitas doces são uma loucura de sabor, vale experimentar. 

Hamburgueria


HP Geek Bar, em Santos (@hpgeekbar)

Para os amantes do mundo nerd, o HP Geek é um dos queridinhos da região. Com uma decoração temática, a hamburgueria une sabor e conceito nos  lanches, que possuem nomes como DeathStar, Triforce, Gameover, The Lorean e Heisen Burger, todos inspirados em filmes e séries como Star Wars e Breaking Bad. 
Fálú, em Peruíbe (@falu_peruibe)

Para quem é fã de hambúrguer artesanal, em tamanho gigante e com muita suculência, o Fálú é ideal. A casa conta com uma variedade de sabores e muitas porções para quem ama batata, bacon e carne. 

Cafeteria


Black Coffee and Roasters em Santos (@blackcoffeeandroasters)

Para loucos por café, o Black Coffee tem variedade de estilos de grãos e agrada dos paladares básicos aos mais complexos. O café da manhã dos campeões, um clássico, é a melhor pedida para quem deseja comer de tudo, tem linguiça artesanal, ovos, bacon e abacate temperado.
Pão de Maçã, em Peruíbe (@paodemaca)

Uma das cafeterias mais tradicionais de toda a Baixada Santista, a Pão de Maçã encanta com suas receitas, histórias e atrações. Por lá, o maior sucesso é o pão de maçã, que dá nome ao café, e a banda familiar, formada pelos proprietários, que toca os maiores sucessos dos Beatles. 

Barzinho


Totem Beach, em Peruíbe (@totembeach)

Cerveja gelada, drinks exóticos e porções deliciosas encantam quem visita o Totem Beach Bar.

Na orla da praia, a paisagem espanta qualquer tristeza e é o destino certo para quem quer aproveitar boa comida e rock n’roll.
Studio Rock, em Santos (@studiorockcafe)

Uma das melhores casas noturnas de santos, o Studio Rock como o nome sugere, traz sempre bandas locais e covers que tocam dentro de um aquário de vidro gigante. A experiência por si só já é incrível, mas além disso, a casa conta com porções maravilhosas e ótimos drinks.

Pet friendly


Cola na Base, em Santos (@coselanaba)

O Cola na Base é um ambiente descontraído e surpreende não só pela experiência com os dogs, mas também por seu cardápio recheado com hambúrgueres artesanais e uma deliciosa maionese, a queridinha do cardápio.  
Jardim Santista, em Santos (@jardimsantista)

Você já foi em um dog bar? No Jardim Santista é possível levar seu pet para interagir com outros cachorros e, enquanto ele curte, você aproveita lanches, pratos principais e açaí.