Masterchef

MasterChef faz doação para Instituto Juvino Barreto, que acolhe idosos em Recife

Stefani Sousa

Instituto Juvino Barreto ajuda idosos
Instituto Juvino Barreto ajuda idosos
Reprodução

Idosos em situação de vulnerabilidade social são acolhidos, há 76 anos, pelo Instituto Juvino Barreto, em Recife, que recebe o décimo prêmio de R$ 5 mil do MasterChef Brasil, exibido pela Band nesta terça-feira, 15. Criado para ser um lar de longa permanência, o projeto é uma obra da Companhia das Filhas da Caridade e surgiu no período pós-guerra para receber soldados e pessoas necessitadas.

Por lá, a saúde dos idosos é acompanhada diariamente e tudo segue funcionando mesmo em meio a pandemia, seguindo normas de segurança. “Prezamos pelo distanciamento social e fazemos a sanitização de ambientes, higienização de mãos e o monitoramento diário da saúde de todos”, explica a irmã Rita, responsável pela casa, em entrevista ao Portal da Band. Ela garante ainda que o projeto transforma a realidade de senhores e senhoras que, com o avançar da idade, encontram dificuldade para viver. “Fazemos a diferença no envelhecimento de muitos idosos”.

O acolhimento, no entanto, é dependente de ajuda. “Somos uma obra social e religiosa e, por isso, estamos sempre precisando da colaboração da sociedade para dar continuidade ao trabalho”, explica sobre a instituição que, em média, já atendeu mais de 900 pessoas e tem pacientes que residem na casa há 33 anos. 

Tamanha importância das doações, a de MasterChef já tem destino certo segundo a irmã: “O valor doado será investido para melhorarmos as instalações físicas dos quartos dos idosos”, explica. Doações e trabalho voluntário são bem-vindos e podem ser combinados pelo Instagram do instituto (@juvinobarreto).