Masterchef

Largar tudo e viver na praia! Peixeiro em Ubatuba, Maurício do MasterChef conta como tomou a decisão

Da Redação, com MasterChef

Mauricio é participante do MasterChef 2020
Mauricio é participante do MasterChef 2020
Reprodução

Qual paulistano nunca pensou em largar um trabalho em escritório para viver pertinho do mar? No caso de Maurício, de 43 anos, o plano saiu do papel. O cozinheiro que participou do sétimo episódio do MasterChef 2020 já foi gerente de sistemas em banco, trabalhou com financiamento de carros, mas se encontrou mesmo na peixaria em Ubatuba, no litoral de São Paulo. “Saí do meio corporativo porque não aceitava coisas pessoais. Não vivo em função de dinheiro. Nesse meio, é sempre um querendo derrubar o outro. Não estou falando mal de quem trabalha na área, mas não é pra mim. Vão te espremendo até chegar uma hora que decide sair”, conta em entrevista ao Portal da Band.

A peixaria do avô, passada de geração em geração, foi batizada com o nome da mãe de Maurício, Benedita Romão. “Minha mãe não estava aguentando mais trabalhar lá, ela tinha 63 anos já na época. Ela disse que estava aumentando a quantidade de gente, mas não conseguia mais lidar com a demanda”, conta ele, que mora no litoral há 7 anos.

Mauricio mudou de cidade, se divorciou e teve que ficar longe das duas filhas, o que para ele foi a parte mais difícil. Mas a mudança de área foi certeira. Ele, que sempre gostou de cozinhar, encontrou mais qualidade de vida e pegou uma fase muito boa na peixaria. “Tinha muito pescado com camarão branco. E muitos clientes desde a origem do meu avô, além de muita gente que aparecia por conta de indicação”, explica.

O bom período durou 4 anos. De lá para cá, a quantidade e o tamanho do pescado diminuíram, o que impactou nas vendas. Em 2019, até mesmo na Semana Santa, que costuma ser sucesso de vendas, a demanda foi menor. E em 2020, com a pandemia, caiu ainda mais. E esse foi um dos motivos que tornou a experiência do Maurício no MasterChef tão significativa.

Logo ele, que não é nada das redes sociais, começou a receber mensagens de várias regiões do litoral paulista, como Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. “O fato de eu ter falado que sou caiçara, sou peixeiro, deu uma visibilidade para região”, conta. “Não ligo muito para esse negócio de ser conhecido e de me mostrar para os outros, mas a gente está num momento difícil, uma pandemia, e ver as pessoas falarem que representei o litoral é muito lindo. Mostra que estamos unidos.”

Depois da participação no programa, Maurício comemora a visibilidade da peixaria, continua se arriscando na culinária e se esforçando para manter a tradição da família na Benedita Romão. “Quero manter a mesma qualidade da época do meu avô e da minha mãe”.