Masterchef

Saiba como funciona a higienização de alimentos no MasterChef Brasil

Chef Peter Katzenbeisser, consultor de gastronomia do programa, conta passo a passo

Stefani Sousa

Produtos passam por processo de esterilização antes de chegar ao mercado do MasterChef
Produtos passam por processo de esterilização antes de chegar ao mercado do MasterChef
Carlos Reinis/Reprodução

Já imaginou como funciona a limpeza dos produtos antes da gravação do MasterChef? Desde o primeiro programa que foi ao ar, lá setembro de 2014, a higiene e trajeto dos alimentos têm atenção especial, seguindo todas as normas sanitárias. Para a temporada de 2020, os cuidados foram redobrados. “Tem uma equipe que cuida da parte de higienização, uma que cuida da parte de louças e esterilização de utensílios, outra responsável por estoque e mais uma que fica dentro do estúdio”, detalha o chef Peter Katzenbeisser, consultor de gastronomia do programa, para o Portal da Band.

Quer entender passo a passo do processo? Vamos lá. Tudo começa antes mesmo da produção do MasterChef receber os alimentos. De acordo com o chef, a primeira medida é realizar uma compra bem planejada. Desde 2014, todos os ingredientes que não são utilizados nas gravações do programa são doados para várias instituições de caridade. Feito isso, para entrar no caminhão rumo ao estúdio, as verduras, frutas e legumes precisam ser higienizadas e colocados em caixas esterilizadas, embaladas em papel plástico.

Ao chegar na Band, a equipe de gastronomia, já com todos os equipamentos de proteção (máscara de acetato, máscara de algodão, luva e avental), recebe a encomenda e faz mais uma higienização. “As caixas chegam, colocamos em um carrinho esterilizado e levamos para o estúdio, onde montamos uma bancada. Todos os produtos são novamente higienizados”, explica Katzenbeisser.

Os ingredientes são higienizados diariamenteCarlos Reinis/Reprodução

As proteínas e farináceos vão para uma cozinha extra, chamada cozinha de apoio, onde as embalagens e prateleiras são esterilizadas no estoque. Só então os produtos chegam ao mercado que você conhece (e aparece na TV). Mas não acaba por aí! Diariamente, uma equipe esteriliza as embalagens que já estão por lá. “Tudo passa por esse processo que montamos ao longo da temporada. Toda a equipe tem calçados higienizados, luvas e equipamentos. Nós já fazíamos isso, porque trabalhamos com alimentos e é um programa de gastronomia, mas redobramos os cuidados nesse momento em que tudo está tão complicado”, conta.

Com o fim de cada prova, os utensílios vão para a cozinha de apoio, a lavagem é feita com água quente e tudo volta a ser esterilizado para retornar ao estúdio no dia seguinte. “Venho da hotelaria, tenho muitos amigos e procurei conversar com todos, entender como eles estão fazendo e usar essa expertise aqui no programa”, afirma o consultor. Assim, tudo é pensado e feito para seguir os protocolos de segurança e higiene da OMS, Governo Federal e da consultoria do time de especialistas contratado para a produção do programa.