Masterchef

Relembre 10 provas com carnes na história do MasterChef

Vinícius de Melo

Paola Carosella exibe e explica cortes de carnes para os participantes
Paola Carosella exibe e explica cortes de carnes para os participantes
Carlos Reinis/Band

Nesta terça-feira, 28, os oito novos participantes do MasterChef Brasil 2020 irão enfrentar um leilão de carnes, com os principais cortes bovinos do país. No entanto, esta não é a primeira vez que a proteína animal é utilizada para testar os conhecimentos dos cozinheiros que passam pelo talent show culinário.

Na primeira temporada, lá em 2014, os cozinheiros tiveram cinco cortes do traseiro do boi, que são considerados os mais nobres, para trabalhar: prime rib, chorizo, filé mignon, fraldinha e bife de chorizo. Para completar, a chef Paola Carosella deu uma verdadeira aula de como deixar a carne suculenta e no ponto perfeito.

Nesta mesma edição, os participantes foram desafiados com uma prova de miúdos. Mostrando que um bom cozinheiro pode transformar em qualquer receita em um prato digno de MasterChef, os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin revelaram quais partes utilizariam para compor seus pratos.

 

Outra prova clássica foi com carnes foi a do T-bone com molho barbecue, que desafiou os participantes do MasterChef Brasil 2016. A Caixa Misteriosa exigiu o ponto da carne perfeito em apenas uma hora de cozinha.

Na mesma edição, o filé mignon voltou a desafiar os cozinheiros, mas com uma grande surpresa: apenas 15 minutos para preparar a carne no ponto perfeito. Paula, Leo e Lee tiveram de demonstrar muito jogo de cintura para vencer esse desafio.

Como aprender nunca é demais, no MasterChef Brasil 2017, a chef Paola Carosella voltou a dar uma aula sobre o ponto perfeito de uma peça de filé mignon alta. O segredo é seguir a tática "4-3-3", sendo 4 minutos de cozimento de um lado, 3 minutos de cozimento do outro e 3 minutos de descanso. Obviamente, o tempo pode variar dependendo da altura da peça de carne.

Esta edição contou também com uma Caixa Misteriosa que trouxe víceras bovinas, introduzindo pela primeira vez no talent show culinário partes do boi como o cérebro. Para provar que era possível fazer um prato de qualidade MasterChef, a chef Paola Carosella cozinhou ao lado dos participantes amadores.

No MasterChef Profissionais de 2017, o filé mignon foi tema da prova de repescagem. Foram apenas 3 minutos de mercado e 20 minutos de prova para tentar voltar à cozinha mais famosa do país. A prova ficou marcada pelo esquecimento de William, que deixou a carne no mercado, e pegou um pedaço emprestado por Angélica.

Esta temporada teve ainda a presença de uma vaca dentro do estúdio, para relembrar os profissionais de onde vem as proteínas que eles consomem e servem. Tudo isso para inspirá-los antes do Leilão do MasterChef. Eles tiveram de pagar, com o tempo, para ficar com a proteína que gostariam de cozinhar.

Já no MasterChef Profissionais 2018, tivemos novamente a presença de cortes de alta gastronomia como o prime rib, o bife ancho, chorizo, t-bone e o poterhouse. A prova foi feita em rounds e, cada round, valia um ponto. Se salvaria a equipe que fizesse mais pontos depois de quatro rounds.

E, para finalizar a nossa lista, a primeira Caixa Misteriosa do MasterChef Brasil 2019 trouxe um pedaço de alcatra para desafiar os cozinheiros amadores. Seu uso não era obrigatório, mas a maioria dos participantes optou pelo ingrediente. Exceto Janaina, que teve a proteína retirada por Fernando.

O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, na tela da Band, com transmissão simultânea no aplicativo e no site do MasterChef Brasil. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.