Masterchef

Carnes: entenda a diferença entre picanha, maminha, filé mignon e mais

Qual a diferença entre maminha e fraldinha? O que é prime rib? De onde vem o chorizo? Descubra!

Da redação, com MasterChef

Chorizo consagrou a carne argentina como uma das melhores do mundo
Chorizo consagrou a carne argentina como uma das melhores do mundo
Carlos Reinis/Band

Alguns cortes de carne são bem populares entre os brasileiros, como filé mignon e picanha. Mas na hora de seguir uma receita especial no dia a dia ou fazer as comprar para o churrasco do fim de semana, algumas dúvidas podem surgir. Por exemplo, qual a diferença entre maminha e fraldinha? O que é prime rib? De onde vem o chorizo? Saber responder a essas perguntas e preparar bem cada tipo de carne vai ser o desafio dos participantes do terceiro episódio do MasterChef 2020, que vai ao ar na terça-feira, 28.

Se você tem dúvida sobre o assunto, entenda a característica de alguns cortes e capriche no preparo.

Prime rib: também conhecido como ancho com osso, prime rib significa “costela de primeira”. O nome já diz tudo, né? Essa é a parte mais nobre da costela, e fica entre a sexta e a décima costela do boi. É preparada normalmente na churrasqueira ou na grelha.

Prime rib é a parte mais nobre da costelaCarlos Reinis/Band

Picanha: queridinha dos brasileiros, principalmente no churrasco. Vem da parte traseira do boi e tem uma boa capa de fibras e gordura, o que garante a maciez e o sabor da carne.

Picanha é a queridinha dos brasileirosCarlos Reinis/Band

Shoulder steak: existe uma ideia de que toda parte dianteira do boi é “carne de segunda”, mas o shoulder steak vem para derrubar esse mito. Conhecido também como raquete ou miolo de paleta, o corte vem do ombro e perde apenas para o filé mignon quando o assunto é maciez. A carne é separada por um colágeno e possui baixo teor de gordura.

Shoulder steak é conhecido como miolo de paletaCarlos Reinis/Band

Maminha: é considerada uma parte nobre da alcatra, que fica na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa. A maminha é uma carne magra e supermacia, com uma capa de gordura menor comparado à picanha e a à fraldinha.

Maminha é uma parte nobre da alcatraCarlos Reinis/Band

Fraldinha: também é retirada da parte traseira do boi, mas tem uma quantidade maior de gordura. É mais econômica que a maminha e já foi considerada “carne de segunda”, mas com o tempo se tornou um dos cortes preferidos para churrasco. 

Fraldinha é mais econômica que a maminhaCarlos Reinis/Band

Chorizo: foi exatamente esse corte que consagrou a carne argentina como uma das melhores do mundo. É retirado da parte traseira do contrafilé e extremamente macio. O chorizo tem uma pequena capa de gordura interna, mas uma boa camada de gordura externa, o que garante suculência.

Chorizo é extremamente macioCarlos Reinis/Band

Filé mignon: é o pedaço mais macio da carne bovina e quase não contém gordura. Localizado na região traseira do boi, é suculento e considerado uma carne nobre. O filé mignon pesa aproximadamente 2 kg e combina com receitas bem temperadas e molhos.

Filé mignon é a parte mais macia da carneCarlos Reinis/Band

Bochecha: popular na gastronomia francesa, o corte é retirado dos músculos da bochecha do animal. É preciso ter habilidade para preparar bem um prato que leva o ingrediente. Isso porque as bochechas têm pouca gordura e são granuladas, por isso podem ficar com aspecto emborrachado caso não sejam bem passadas. Se preparadas corretamente, porém, desmancham na boca.

Bochecha bem preparada pode desmanchar na bocaCarlos Reinis/Band