Masterchef

Tarte Tatin: conheça a história da famosa torta francesa

Da Redação

Tarte tatin é um clássico da culinária francesa
Tarte tatin é um clássico da culinária francesa
Carlos Reinis/Band

Nesta terça-feira, 21, os participantes do MasterChef Brasil terão que reproduzir um clássico da culinária francesa: a famosa tarte tatin, uma torta de frutas frescas. O chef de cozinha Erick Jacquin ensinará o passo a passo dessa sobremesa icônica, mas você sabe como ela surgiu?

Reza a lenda que a tarte tatin é fruto de um erro culinário. No final do século XIX, Jean Tatin morreu e deixou para suas filhas o hotel e restaurante Tatin que existe até hoje e fica situado na pacata cidade Lamotte-Beuvron, no centro da França. Enquanto Caroline era responsável pela administração, Stéphanie era a cozinheira do estabelecimento.

Uma das especialidades de Stéphanie era a torta de maçãs, que ela servia morna, caramelizada e macia para os hóspedes. Em um dia de muito movimento, ela ficou conversando demais com os clientes e se deu conta de que a sobremesa ainda não estava pronta. A filha de Jean Tatin correu para preparar a famosa torta, pôs no forno, mas só depois percebeu que tinha esquecido de colocar a massa no fundo da forma.

Vendo que as maçãs já estavam caramelizadas, Stéphanie teve a ideia de pôr a massa por cima e virar a torta assim que ela saísse do forno. Os clientes adoraram a nova receita e a novidade que chegou até um dos mais célebres críticos culinários da época, Maurice Curnonsky, que resolveu experimentá-la. Encantando com a originalidade da receita, gastrônomo acabou promovendo a sobremesa sob o nome de "tarte des demoiselles Tatin" (torta das senhoritas Tatin, em tradução livre), por toda Paris.

Foi assim que a tarte tatin se tornou um clássico da culinária francesa e logo ganhou espaço nos mais renomados restaurantes do país. Inclusive, foi servida no Maxim"s – restaurante símbolo internacional da alta gastronomia da França. Vale lembrar que a receita tradicional é feita com maçãs, manteiga, açúcar e uma massa de torta doce (pâte brisée), mas há adaptações feitas com outros tipos de massa e frutas.

No MasterChef Brasil, ela já foi protagonista em outras provas. Como não lembrar de Helton Oliveira surpreendendo os jurados ao preparar uma receita de tarte tatin pegando a maioria dos ingredientes emprestados por outros participantes? Já no MasterChef Para Tudo, a campeã Dayse Paparoto fez a sua releitura desta receita de tarte tatin de maçã. E Heaven Delhaye surpreendeu os jurados do MasterChef Profissionais com sua releitura de tarte tatin de pêra.

O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, na tela da Band, com transmissão simultânea no aplicativo e no site da emissora. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.