Masterchef

MasterChef tem caruru e estrogonofe de bode: a história por trás desses pratos típicos brasileiros

Ivete Sangalo e Tirullipa capricharam nos pedidos da Caixa Misteriosa do MasterChef Brasil

Da Redação

Caruru e estrogonofe de bode surpreenderam os participantes
Caruru e estrogonofe de bode surpreenderam os participantes
Carlos Reinis/Band

O MasterChef Brasil estrou nesta terça-feira, 14, com muitas novidades. Uma delas, foi a reformulação da Caixa Misteriosa, que contou com a participação de famosos como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Tirullipa e a dupla Fernando e Sorocaba pedindo seus pratos favoritos aos cozinheiros amadores.

Além da tradicional feijoada e da galinhada, os participantes tiveram de preparar dois pratos regionais do país: caruru e estrogonofe de bode. Baiana de Juazeiro, Ivete Sangalo pediu para os amadores prepararem o caruru, um prato afro-indígena. Costuma ser acompanhado de acarajé ou abará, carne, frango, peixes ou camarões secos.

A receita indígena do cozido é feita com carurus, uma planta nativa das Américas, enquanto o preparo com quiabos e dendê foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos. É considerado um dos pratos típicos da cozinha baiana e também uma das oferendas do candomblé.

Já o estrogonofe de bode é um prato típico do Nordeste brasileiro, onde está maioria do rebanho brasileiro – principalmente no sertão. A carne de bode substitui a carne vermelha e é considerada uma das mais saudáveis do mundo. O estrogonofe, por sua vez, é uma receita de origem russa.

O prato é composto por cubos de carne servidos num molho de creme de leite, geralmente acompanhado por batatas. A receita se tornou popular a partir dos anos 1950. Na França, recebeu champignons. A utilização de ketchup foi popularizada pelos Estados Unidos.

O participante Saulo surpreendeu os jurados com uma receita de caruru com acarajé mole, mas o apresentador Daniel Bork já recebeu no programa Dia Dia a chef Deisy Anunciação para explicar como fazer um bom caruru. De acordo com ela, é preciso lavar os quiabos e cortar as cabeças e as pontas. Picá-los em pedaços pequenos. Depois, colocar o camarão, água, castanha, amendoim, gengibre e cebola no liquidificador e bater bem.

Após, levar o azeite de dendê e o alho ao fogo médio e refogar por aproximadamente 30 segundos. Adicionar o creme batido no liquidificador. Esperar dois minutos e acrescentar o quiabo, com mais água e deixar cozinhar por 30 minutos. Mexa em forma de cruz para cortar a bata e, quando estiver bem cozido, desligue o fogo.

Hailton impressionou os jurados do talent show com sua receita de estrogonofe de bode com pirão. Para fazer essa verão do prato russo, basta substituir a carne vermelha comum pela carne caprina. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no preparo. O participante Vinícius Rossingnoli, do MasterChef Brasil 2018, ensinou como tirar o cheiro forte da proteína.

Depois de limpar a carne de bode e cortá-la em cubos grandes, é preciso deixá-la marinando na cachaça e no suco de um limão por 20 minutos. Para garantir que a carne ficará macia, também vale cozinhá-la na panela de pressão.

Feito isso, basta refogar uma cebola no azeite. Acrescentar a carne, sal, pimenta do reino, champignon, creme de leite fresco, mostarda e ketchup e misturar bem. Pode ser servido com arroz e batata palha.