Masterchef

‘Foi a prova mais desafiadora que fiz’, afirma Katleen

Participante foi eliminada após preparar três tipos de pães diferentes com fermentação natural

Vinícius de Melo

Katleen Lacerda é eliminada do MasterChef - A Revanche
Katleen Lacerda é eliminada do MasterChef - A Revanche
Carlos Reinis/Band

A cozinheira Katleen Lacerda foi eliminada do MasterChef – A Revanche nesta terça-feira, 26, em um episódio repleto de coincidências. Na primeira delas, ela teve de enfrentar novamente a Caixa Misteriosa com coco e milho, desafio da sua temporada e no qual ela não tinha se saído muito bem.

"Foi uma prova complicada porque, nessa altura do campeonato, está todo mundo muito bem e todo mundo cozinha muito bem. Eu quis fazer algo que impressionasse os chefs, então me inspirei em uma sobremesa da chef Saiko [Izawa] e tentei fazer algo parecido. Mas o que justamente deu errado foi eu tentar fazer um prato que não é meu", disse Katleen em entrevista ao Portal da Band.

"Eu não estava preparada ainda para fazê-lo. Falta-me tempo de cozinha até chegar em alguma coisa parecida. Isso foi o meu maior erro. Eu deveria ter cozinhado igual a Katleen. Depois que os chefs começaram a provar o prato, eu já imaginava que eu iria para a prova de eliminação. Todos os outros tiveram pontos positivos e negativos e eu não tive nenhum ponto positivo", lamentou.

Assim como na sua temporada, Katleen foi para um duelo final contra Thiago Gatto. Porém, ela não esperava ter que realizar uma prova em 24 horas. "Que loucura! Deu muito medo, mas ao mesmo tempo um orgulho gigantesco poder participar disso. Foi realmente a prova mais desafiadora que eu já fiz. Fermentação natural é muito difícil e, quando você não tem intimidade para trabalhar com o levain, quando você não conhece, é complicado entender como funciona", afirmou.

"Por mais que você leia sobre, é totalmente diferente na prática, pondo a mão na massa. Foi frustrante ver que amassa não cresceu tanto, que ela não estava tão airada. Sabia que meus pães não ficariam perfeitos, mas mesmo assim eu fiquei muito orgulhosa do meu trabalho. Não foi fácil. Acho que foi uma das coisas mais difíceis que eu tive de fazer e, por ser a primeira vez, eu consegui entregar um pão – mais que isso, eu fiz quatro pães", continuou.

"Eu saí, mas não estou decepcionada comigo mesma. A ideia era ter uma Revanche contra mim mesma e, pensando na Katleen da primeira temporada que eu participei, está mais que nítido que eu tive a minha Revanche sim", completou. Apesar de ter sido eliminada novamente por Thiago, a cozinheira não se apega a essas pequenas coincidências da vida. 

"A vida é cheia de coincidências. Eu não fico tentando buscar sentido nessas coisas, mas acho engraçado. O que conta mesmo é que eu saí me sentindo derrotada para mim mesma da outra vez, com a sensação de que eu poderia ter feito diferente. Dessa vez, o que eu poderia ter feito melhor?", questionou.

"Vou fazer melhor no futuro? Vou. Depois que eu tiver mais tempo de cozinha, que eu aprender um pouco mais. Mas com o conhecimento e com a experiência que eu tenho hoje, eu saio com um sentimento de serviço bem feito. Em momento algum, eu me sinto perdedora. Como eu disse, consegui dar a Revanche na Katleen do passado", finalizou.

O MasterChef – A Revanche é um formato da Endemol Shine Group, produzido pela Endemol Shine Brasil em uma co-produção com a Band e o Discovery Home & Health. O programa vai ao ar todas às terças-feiras, às 22h45, na tela da Band (com transmissão simultânea no aplicativo da emissora para dispositivos móveis). A atração também vai ao ar às sextas-feiras, às 20h30, no Discovery Home & Health.