Masterchef

‘Tentei fazer uma codorna perfeita’, lamenta Eduardo

Advogado foi eliminado do MasterChef Brasil em disputa emocionante contra Rodrigo Massoni

Vinícius de Melo

Eduardo Richard foi eliminado do MasterChef Brasil
Eduardo Richard foi eliminado do MasterChef Brasil
Carlos Reinis/Band

[template id="16687559" tipo="video"]

Após uma disputa emocionante contra o engenheiro ambiental Rodrigo Massoni, o advogado Eduardo Richard deixou o MasterChef Brasil neste domingo, 18. Os dois cozinheiros amadores tiveram de preparar uma codorna no sarcófago, prato que ficou famoso com o filme A Festa de Babette, para os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin valendo o último dólmã da final desta temporada.

"Com certeza, a maior dificuldade era desossar a codorna. É um bicho muito pequeno, com bastante osso e pouca carne. Se você faz um movimento errado ali, você acaba perdendo a pouca carne que tem ou pode rasgar a pele – o que impede que você recheie. Eu nunca tinha feito, então fiquei preocupado com a dificuldade do prato", disse o advogado em entrevista ao Portal da Band.

Durante a prova, Eduardo se complicou com a desossa e gastou metade do tempo que tinha. "Acho que me prejudicou. Tentei fazer uma codorna perfeita, mas acabei não conseguindo e acabei perdendo tempo que eu poderia usar para fazer os outros preparos com muito mais cuidado. Por exemplo, o vol-au-vent, o recheio que eu fiz do jeito que deu e o próprio molho também", explicou.

Apesar disso, o cozinheiro estava esperançoso de que pudesse conquistar o dólmã. "Esperança a gente sempre tem, afinal o que conta no MasterChef amadores é o sabor. O meu poderia estar com um sabor melhor. É bem frustrante não [chegar à final], mas ao mesmo tempo é uma certa vitória, porque eu deixei muita gente boa para trás, né? Agora o que me resta é tentar trabalhar na parte boa do que aconteceu", garantiu.

O curitibano disse ainda que deve procurar Fogaça para falar sobre um possível estágio. "Vou esperar para a poeira abaixar, tentar conversar com ele depois para ver quais sãos as condições e o que está querendo fazer. Acho muito válido em e interessa bastante. Eles falaram que muitas portas vão se abrir para mim e eu espero que se abram mesmo, que eu possa aproveitar essas oportunidades que surgirem. Tenho a intenção de abrir um negócio em Curitiba com a minha esposa", revelou.

Fora da final, Eduardo revela que já tem torcida. "A Lorena [Dayse] me ajudou muito em provas que eu tive dificuldade. Então, acho que pelo que já contribuiu comigo durante a competição, eu vou torcer por ela", concluiu.

As Caixas Misteriosas dos chefs

"A grande dificuldade da Caixa do Jacquin é que a gente sabia que teriam ingredientes franceses e muita técnica, muito refinamento. Às vezes, eu acabo me batendo um pouco com relação a essas características e, depois que eu vi os ingredientes, eu fiquei um pouco preocupado com o lagostim. Porque eu já tive uma má experiência com a cavaquinha, que é um parente do lagostim. Minha maior preocupação era atingir o ponto correto, mas eu falhei na execução. Precisava um pouco mais de panela", disse Eduardo.

"Já a Caixa da Paola tinha muito mais ingredientes e linhas diferentes. Acabei optando por fazer um carpaccio de vieras porque foi a primeira coisa que veio na minha cabeça. Servir ela crua e caprichar no tempero. Eu precisava impressionar. Então, resolvi fazer um prato para impressionar e para me manter no jogo. Tentei colocar um pouco da minha essência no prato e caprichar na apresentação, com algum conceito, algo um pouco mais moderno. Se eu perdesse o ponto naquela etapa, eu estava perdido. Eu não podia só ganhar o ponto, eu tinha que me colocar no jogo de volta", relembrou.

"Eu me senti um pouco mais à vontade na Caixa do Fogaça e vi que tinham alguns caminhos para tomar, mesmo tendo apenas uma proteína que era o polvo. Não me assustei de início, apesar de ser um polvo gigantesco. Eu tinha mais ou menos uma ideia do que eu queria fazer. A grande dificuldade era acertar o ponto do polvo. A minha estratégia foi colocar vários tentáculos [na panela] e tirar em tempos diferentes para que eu escolhesse o que tivesse a melhor textura. Peguei o que ficou mais tempo na panela, mas acho que ainda precisava um pouco mais", finalizou.

[galeria]10000014199/preto/1[/galeria]