Masterchef

‘Quero ser reconhecido na gastronomia’, diz Helton

Mineiro de Jacutinga fala sobre o sonho de abrir um restaurante estrelado no Brasil

Da Redação

Helton Oliveira quer ser reconhecido no mundo da gastronomia
Helton Oliveira quer ser reconhecido no mundo da gastronomia
Reprodução/Band

[template id="16658853" tipo="video"]Com apenas 19 anos, o jovem Helton Oliveira tem grandes pretensões: após participar do MasterChef Brasil, ele planeja estudar muito e abrir um restaurante estrelado no país. Em entrevista a Ana Paula Padrão, o mineiro de Jacutinga falou sobre o sonho.

"A comida reúne as pessoas e traz a felicidade. É uma profissão muito linda. É uma responsabilidade enorme ser um chef renomado, que é o que eu quero para a minha vida. Quero ser reconhecido na gastronomia e quero abrir um restaurante estrelado", disse durante o bate-papo no MasterChef Para Tudo.

"Para alguns profissionais, isso é um afronte. Eu sei que o caminho não é fácil, eu seu que é doído, mas eu estou disposto a lutar, a enfrentar críticas e realizar o meu sonho. Entrar no MasterChef era impossível, para muitos, mas eu consegui", completou.

Queridinho das redes sociais, ele falou sobre o sucesso com os telespectadores. "Esse carinho do público, para mim, é o meu troféu. Recebi várias mensagens. Queria responder todas, mas eu posso ficar o ano todo respondendo que eu não vou conseguir", contou sobre a sua eliminação.

Durante sua trajetória no MasterChef Brasil, Helton viu sua conta no Instagram sair dos três mil seguidores para mais de 123 mil. "Eu fui a voz do povo. Eu passei a imagem do jovem guerreiro. As mensagens que eu mais recebo são de jovens dizendo: "Eu me identifico com você, você nos representou. Isso que é gratificante para mim", completou.

Após a eliminação, o jovem cozinheiro amador aproveitou para estudar o prato que o eliminou do programa, a sopa vichyssoise. "Fiz mais de seis vezes em casa. Como o Jacquin disse, eu tenho talento, agora só preciso estudar os clássicos. Vou estudar muito e vou me profissionalizar", revelou.

Em um jogo intitulado Talento ou Sorte, Helton falou sobre alguns desafetos do programa. "O Fernando [Consoni] tem muito talento para cozinhar, mas também tem muito talento para ser contraditório e desejar a vergonha do outro. Entregar a sopa mais difícil, faz parte do jogo. A questão de entregar para prejudicar e falar isso, acho que é um jogo ruim, chato. Mas a pessoa veio para mostrar quem é ela de verdade aqui no programa", disse.

"Eu gosto da Juliana [Nicoli], é um sentimento de amor e ódio. De irmã mais velha com irmão mais novo. No jogo, eu via ela como uma grande estrategista. Para mim, os pratos que ela fez não são tão destaques, mas ela sabe jogar na maciota", continuou.

Helton ainda revelou suas apostas na competição. "O Eduardo [Richard] é talentoso demais. O pessoal do Sul representa no MasterChef Brasil. Acho o Du muito ágil, ele é rápido e tem muito conhecimento. Ele conhece os termos técnicos, é um grande cozinheiro e me intimidada na época dos aventais. Se for para apostar em alguém, eu aposto nele", afirmou.

"A Lorena [Dayse] também é talento puro. Ela é talentosa e sempre me intimidou na competição. Fiquei amigo dela. Não foi estratégia. Criei um sentimento com a Lorena desde a época dos aventais. Aposto nela também", disse. "E de coração torço para a Haila [Santuá]. Ela se atrapalha um pouco, mas garanto que ela vai conseguir mostrar muito jogo ainda", finalizou.