Masterchef

Cozinhei para Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin pela primeira vez

Saiba como foi preparar uma omelete francesa para os chefs de cozinha mais famosos do Brasil

Vinícius de Melo

Vinícius de Melo (eu) e Bárbara Saryne servem sua omelete aos chefs
Vinícius de Melo (eu) e Bárbara Saryne servem sua omelete aos chefs
Carlos Reinis/Band

"Para tudo!" Depois de 30 minutos intensos na cozinha mais famosa do Brasil, eu e mais 19 jornalistas* levantamos as mãos ansiosos (e bastante tensos) para apresentar nossos pratos para Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin.

A apresentadora Ana Paula Padrão deu o tom da prova. Tínhamos tempo de sobra para apresentar uma omelete francesa perfeita para o trio de jurados do MasterChef Brasil, que chega a décima edição em 2019 – a sexta com cozinheiros amadores – neste domingo, 24, às 20h na tela da Band.

Depois de um sorteio, fomos divididos em dez duplas. Tirei o número 10, assim como Bárbara Saryne, do jornal O Dia e Yahoo!. Levantamos a Caixa Misteriosa com itens para fazer a estrela principal do prato e possíveis acompanhamentos. O chef Erick Jacquin ainda deu uma aula rápida para não fazermos tão feio na cozinha.

Em rápida conversa com a Bárbara, dividimos as tarefas de cada um. Foi o tempo de pegarmos a frigideira e organizar a bancada para Ana Paula anunciar que já haviam se passado cinco minutos. Eu olhei para minha companheira, que estava levemente apreensiva.

Inicialmente, iríamos fazer uma omelete de queijo parmesão acompanhada de um vinagrete de tomate. Jacquin passou por nossa bancada e disse que não era uma boa ideia. Deixamos o vinagrete de lado e focamos na omelete. A primeira tentativa deu errado e virou um ovo mexido, mas ainda tínhamos 20 minutos e mais três ovos.

Fogaça passou pela nossa bancada e sentiu que faltava um acompanhamento. Dei a ideia de saltearmos cogumelos. Esperamos alguns minutos antes de preparar nossa última tentativa de fazer uma omelete. Colocamos a mistura de ovos na frigideira faltando apenas oito minutos para acabar a prova.

Enfeitamos o prato com os cogumelos salteados, mas estávamos apreensivos quanto ao ponto da omelete. Será que estava crua? Eu e Bárbara fomos a última dupla a ser avaliada por Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça. O ponto estava perfeito, mas exageramos na quantidade de queijo parmesão: ficou salgada. A apresentação minimalista também foi elogiada pelos jurados.

Nossa omelete francesa recebeu alguns elogiosNossa omelete francesa recebeu alguns elogios - Carlos Reinis/Band

Após a avaliação dos nossos pratos, podíamos fazer uma pergunta para os chefs, para Ana Paula Padrão ou para a diretora do programa, Marisa Mestiço. Bárbara perguntou sobre os gêmeos de Jacquin, enquanto eu questionei sobre o perfil dos novos participantes: se são mais jogadores ou mais cozinheiros.

Dúvidas respondidas, hora da avaliação final. Três duplas de cozinheiros-jornalistas foram eleitas as melhores pelos chefs de cozinha. Eu e Bárbara ficamos no Top 3, mas não vencemos o desafio. Pelo menos, garantimos o mezanino dessa vez.

A nova temporada do MasterChef Brasil estreia neste domingo, 24, às 20h, na tela da Band, com transmissão simultânea no site e no aplicativo do canal para dispositivos móveis.

*Participaram da coletiva de imprensa interativa os jornalistas Ana Caroline Mota de Oliveira, da revista AnaMaria; Alessandra Balles, da revista Claudia; Leandro Fernandes, da revista Contigo!; Thayná Rodrigues, do jornal Extra; Beatriz Vila Nova, do jornal Folha de S.Paulo; Fernanda Frozza, da revista Glamour; Priscilla Geremias, da revista Marie Clare; Taís Farias Ribeiro, do site Meio & Mensagem; Carolina Rossini, da revista Minha Novela; Michele Marreira, do site Na Telinha; Fernanda Lopes, do Notícias da TV; Bárbara Saryne, do jornal O Dia e Yahoo!; Marina Oliveira, do site Propmark; Daniel Palomares, da revista Quem; Reuber Diirr, do site RD1; Moises Braga de Figueiredo, do site TV Foco; Ricardo Feltrin, do site UOL; Felipe Pinheiro, também do site UOL; e Arnaldo Lorençato, da revista Veja São Paulo.

[galeria]10000014055/preto/1[/galeria]