Masterchef

Sou um cozinheiro relativamente novo, diz Rui

Participante começou a se dedicar à gastronomia há apenas um ano, mas promete surpreender os jurados

Vinícius de Melo

Rui cozinhou um schintzel, prato típico alemão, para os jurados
Rui cozinhou um schintzel, prato típico alemão, para os jurados
Carlos Reinis/Band

[template id="16406445" tipo="video"]O analista de processos Rui derrotou Ana Luiza no duelo de schintzel, um prato tipicamente alemão. Com sua receita, ele conquistou os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin e ganhou o tão sonhado avental do MasterChef Brasil, que simboliza a entrada no talent show culinário.

"Foi um duelo bem difícil porque, por mais que eu conhecesse o prato, eu nunca tinha feito sozinho. Sempre fiz acompanhado de outras pessoas que sabiam fazer o prato. Então, foi uma surpresa. Eu fiz ali o que eu sabia, meio que de coração", contou ele ao Portal da Band.

"Além disso, tem a dificuldade de fazer aqui. É diferente de fazer em casa, bonitinho. O duelo foi bem desafiador para mim. Por isso, no final, eu estava extremamente orgulhoso. Não porque eu achava que o prato estava perfeito, mas porque eu estava orgulhoso por ter feito uma receita difícil – que eu gosto muito e que me lembrou a experiência que eu tive ao morar fora", continuou.

"E também tem a pressão de cozinhar na frente dos chefs. Tem todo esse ambiente e eu consegui entregar um prato. Fiquei orgulhoso pela entrega, pelo aprendizado, pelo crescimento. Isso me deixou muito satisfeito comigo mesmo", completou o paranaense.

Rui também disse que entrar no programa foi a realização de um sonho. "Quando eu peguei o avental, percebi que era real, que eu estava dentro do MasterChef Brasil. A sensação é indescritível. É uma coisa de sonho. E agora é aprender mais, seguindo com isso que eu realmente gosto de fazer", afirmou o analista de processos.

"Minha estratégia é realmente me dedicar à gastronomia, não só estudando, mas sendo mais curioso, experimentando coisas novas: comendo, vendo, conhecendo e indo atrás. Sou um cozinheiro relativamente novo, a paixão pela gastronomia surgiu realmente há pouco tempo. E o MasterChef Brasil só mostrou que estou no caminho certo", disse ainda.

"Quero estudar, aprender o máximo que eu puder e entregar o máximo que eu souber e que eu tiver paixão para fazer. Sempre gostei de cozinhar, mas eu sai do "arroz com feijão" e comecei a experimentar receitas novas, ingredientes novos, há um ano", explicou.

Apesar da recente paixão pela gastronomia, Rui já queria participar do programa há um tempo. "Eu assistia e imaginava. Tive muito incentivo das pessoas que acompanharam esse meu ano de novas experiências e eu me inscrevi. Acho que chegou o momento para me dedicar à cozinha. E ganhar o avental é a confirmação disso", finalizou.