Masterchef

Conheça os alimentos fotoprotetores

Especialista revela quais alimentos propiciam a saúde da pele e que amenizam os efeitos nocivos da exposição aos raios solares

Da Redação

Alimentação rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes fortalece os sistemas de defesa das células
Alimentação rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes fortalece os sistemas de defesa das células
Shutterstock

A exposição excessiva a radiação ultravioleta do sol, promove graves alterações para a pele, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e até mesmo o câncer. Por isso, o Portal da Band alerta os adeptos do sol para se protegerem ao máximo dos raios ultravioletas.

De acordo com a nutricionista e diretora da Clínica NcNutre Natália Colombo, além do uso de protetores solares, o uso de nutrientes é de extrema importância, já que estamos expostos ao sol diariamente.

A especialista explique que ao usar filtros solares, há um bloqueio  da radiação que atinge a pele."Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação", revela.

Conheça os alimentos com ação fotoprotetora:

Amêndoas:
ricas em vitamina E, é um bloqueador potente da luz solar.

Cenouras e Goiabas:
fontes de betacaroteno, ambas são precursoras da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde, traz benefícios para osglobos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.

Cacau:
possui flavonóides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios UV.

Semente de linhaça:
possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo desses ácidos graxos melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.

Chá verde:
quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer comprovadas. Além disso, neutraliza as alterações causadas pela exposição à luz solar.

Tomate:
quando aquecido, libera o antioxidante licopeno, que ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

Castanha do Pará: 
ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Estudos mostram que ele é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar e previne o envelhecimento da pele.