quarta-feira, 12 de agosto de 2009 - 12h35 / Atualizado em

Histórias do Touro Bandido serão contadas em biografia e fotos

Capa do livro que faz homenagem ao touro Bandido Foto: Foto: Divulgação

| entretenimento@eband.com.br

Será lançada no próximo dia 20 a biografia sobre um dos mais famosos touros do mundo. "Bandido - Touro com Alma" traz histórias do maior astro dos rodeios, que ganhou fama na Cia. de Rodeio Paulo Emílio e chegou a ser protagonista de novela.

A obra, escrita em conjunto por Daniel Maia, João Paulo Vani e Daniel Martins, será lançada na abertura da 54ª Festa do Peão de Barretos, na qual Bandido foi aclamado depois de vencer desafios contra grandes competidores, entre eles Ednei Caminhas, que já era campeão mundial de rodeio.

Barretos também assistiu, em 2003, à revanche entre Bandido e Neyliowan Tomazeli, peão que protagonizou com o touro a cena mais marcante de sua carreira. Em 2001, em rodeio em Jaguariúna, Bandido derrubou Neyliowan e, em seguida, o atirou para o alto com a cabeça. Lançado a seis metros de altura, o peão fraturou duas vértebras.

Bandido morreu em janeiro deste ano, em conseqüência de um câncer, e teve a honraria que nenhum outro touro jamais conseguiu: foi enterrado no Parque do Peão, palco da Festa de Barretos. No local, foi construído um memorial com fotos e informações de Bandido, além de uma estátua do touro.

A obra apresenta diversas fotos do touro e de pessoas que fizeram parte de sua trajetória e ainda haverá também uma edição para colecionadores, com capa dura, acabamento de luxo e texto bilíngue, português/inglês. A versão da obra em inglês já é negociada com editoras internacionais, devido ao ineditismo do tema.