Receitas

RECEITA

Festival de Esfihas

Festival de Esfihas do programa Dia Dia na data 11/06/2015

Ingredientes

Para a Massa: ½ quilo de farinha de trigo
300 ml de água
20 gramas de fermento biológico
10 gramas de sal
30 gramas de açúcar

Para o Recheio: 1 quilo de carne bovina gorda moída por duas vezes
2 Cebolas médias
2 Tomates maduros
2 Limões
10 gramas de sal
50 gramas de Tahine (pasta de gergelim) ou coalhada ou yogurte
Pimenta árabe a gosto

Para o Recheio de Verduras: 1 maço de escarola
1 maço de espinafre
150 gramas de nozes picadas
150 gramas de uva passa branca
3 limões
Sal a gosto

Para o Recheio de Ricota: ½ quilo de ricota
1 xícara (chá) de chá de leite
2 maços de salsinha
1 maço de hortelã
2 tomates
1 cebola
1 colher (chá) de pimenta árabe
sal a gosto

Modo de Preparo

Para a Massa; dilua o fermento o sal e o açúcar na água e deixe por cerca de5 minutos. Junte a farinha e  misture bem até formar uma massa homogênea e de boa consistência. Cubra a massa e deixar descansar até a fermentação (+ ou - 30 min.)

 


Para o Recheio; Junte na carne moída a cebola bem picada, o tomate bem picado e  sem sementes, pimenta árabe, sal e tahine. Misture bem até completa homogenização.

 


Para as Esfihas Fechadas; Divida a massa que esteve descansando em 25 bolas uniformes. Deixe novamente descansar as bolas de massa por cerca de 20 minutos. Abra as bolas com rolo em forma de disco até ficarem finas. Coloque o recheio e feche em formato de triângulo. Unte as esfihas com óleo. Coloque as esfihas  em uma assadeira  ( sem untar a assadeira), deixe novamente descansar por mais 10 minutos e leve ao forno a 250°C somente com a resistência inferior ligada, até começar a dourar.

 


  Para as Esfihas Abertas; Divida a massa que esteve descansando em 25 bolas uniformes. Deixe novamente descansar as bolas de massa por cerca de 20 minutos. Com os dedos sempre molhando no óleo, faça uma cavidade nas bolas de massa,  formando discos uniformes e espessura regular, com as beiradas mais grossas que o centro.Coloque o recheio e espalhe com os dedos até a borda. Coloque as esfihas em uma assadeira untada, deixe novamente descansar por mais 10 minutos e leve ao forno  com resistência superior e inferior ligadas, a 250 graus até dourar as bordas. 

 

 

 

Para o Recheio de Verduras; Depois de lavado e higienizado pique as verduras, misture as nozes e a uva passa, coloque o sal e o suco dos 3 limões. Deixe na geladeira por 12 horas. Após esse período, esprema com as mãos para tirar o excesso do caldo e recheie as esfihas.

 

 

Para o Recheio de Ricota;Desmanche a ricota e junte o leite até ficar humedecida. Acrescente a hortelã bem picada, a salsinha bem picada, os tomates sem sementes bem picados, a cebola bem picada e o sal. Misture bem e recheie as esfihas.

 

Daniel Bork

Logotipo do Grupo Bandeirantes

Rua Carlos Cyrillo Jr, 92 - São Paulo - SP