Pintora gaúcha participa da GZ-Basel

Giuliana Mottin destaca-se no mercado internacional de arte

A artista plástica porto-alegrense Giuliana Mottin, radicada nos Estados Unidos, foi selecionada pela galeria holandesa Zero para participar da feira de arte contemporânea GZ-Basel. O evento ocorrerá na Basiléia, Suíça, entre 18 e 22 de junho, e será a primeira vez que a pintora mostrará seu trabalho na Europa. A feira acontece no período e na mesma cidade da Art Basel, conhecida como “Olimpíada do mundo da arte”.

 

Esta é apenas uma das últimas das conquistas da gaúcha, de 34 anos, que vem acumulando elogios e destacando-se no circuito artístico norte-americano. Ela participou da Select Fair durante a Art Basel Miami Beach, em dezembro de 2013, e também da Alternative Art Space Gallery, em Boston, em abril deste ano. Uma exposição sua com o artista Sean Kalen Blake está em cartaz na DNA Gallery, que a representa em Santa Barbara, California.

 

Também pela DNA Gallery, Giuliana participou da Select Fair New York, entre 8 e 11 de maio, em Nova Iorque. No primeiro dia do evento, a colunista Ann Binlot recomendou no T Magazine Blog, no site do The New York Times, que, entre as 41 galerias presentes, três fossem visitadas. E uma delas é justamente a pequena DNA Gallery.

 

Saatchi Art Gallery | O talento de Giuliana não passou despercebido por Rebecca Wilson, curadora-chefe e diretora de desenvolvimento de artistas da Saatchi Art Gallery, uma das mais importantes galerias de arte virtuais do mundo — desdobramento da conceituada Saatchi Gallery de Londres. Em maio de 2013, Rebecca a selecionou para a mostra on-line Young Masters, uma coletiva de jovens talentos cujos trabalhos têm semelhança aos dos grandes pintores do século XX.

 

E, por identificar pontos em comum do estilo de Giuliana com o do pintor Jackson Pollock, em janeiro de 2014, Rebecca também a convidou para a coletiva on-line em homenagem ao norte-americano que foi referência do expressionismo abstrato. A mostra reuniu um grupo de 15 artistas, que se destacaram entre cerca de 2 mil jovens.

 

Novas exposições | Mesmo com a agenda cheia nos próximos meses — com mostra já marcada até em dezembro, na Select Fair WYNWOOD, entre os dias 2 e 7, em Miami —, Giuliana conta que, atualmente, a sua rotina mensal envolve passar duas semanas em casa, trabalhando em novas pinturas, e as outras duas viajando para os lugares onde está expondo. O que pode parecer cansativo, para ela é um incremento de criatividade e de paixão pelo ato de criar. Viver em aviões, de fato, não é problema para a pintora, que está planeja realizar uma mostra individual em Porto Alegre ainda em 2014.

Compartilhar