Blocos tradicionais poderão desfilar na Vila Madalena

Folia na capital paulista acontecerá em três finais de semana de fevereiro

Os blocos tradicionais da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, poderão desfilar pelas ruas do bairro no Carnaval de 2018. A garantia foi dada à Comissão de Blocos de Carnaval pela Prefeitura durante uma reunião sobre a folia realizada na segunda-feira (6).

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), havia causado polêmica ao dizer, em entrevista à Rádio Trianon em setembro, que “a Vila já deu o que tinha que dar” e que não haveria o desfile de blocos pelas rua do bairro, sugerindo que os grupos poderiam ser deslocados para a avenida 23 de Maio.

Houve pressão dos blocos e depois a administração municipal disse que a 23 de Maio seria uma opção apenas para os grandes blocos de fora da capital paulista e que nada seria impositivo, mas feito através de conversas com os grupos carnavalescos.

O presidente do Baixo Augusta, Alê Youssef, vem acompanhando as reuniões com a prefeitura sobre o Carnaval de rua e disse que as reuniões têm sido positivas, mas que espera que decisão da prefeitura “seja cumprida”.

“Na última vez que nós tivemos essa garantia houve um retrocesso, quando foi declarada a intenção da concentração [dos blocos] na 23 de Maio e a proibição da Vila Madalena. Eu acho que agora nós já mostramos e provamos para a prefeitura, com argumentos sólidos, que o Carnaval de São Paulo tem sua própria dinâmica, que se traduz num modelo livre, democrático e descentralizado, onde os blocos tradicionais podem manter seus trajetos”, afirmou Youssef em entrevista ao Portal da Band. “É isso que faz a festa de São Paulo ser tão importante.”

“Então a gente tem participado dos espaços de diálogo, que tanto a prefeitura quanto o Ministério Público têm proposto e temos enfatizado que é sim possível fazer um Carnaval de alta qualidade, com muita infraestrutura, segurança, mas livre”, acrescentou.

Em nota, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais afirmou que “todos os trajetos indicados pelos blocos serão discutidos com as regionais para melhor diversão dos foliões e moradores”.

Calendário do Carnaval

Assim como em 2017, a folia nas ruas da capital paulista acontecerá em três finais de semana: 3 e 4 de fevereiro serão dedicados ao pré-Carnaval, enquanto o Carnaval propriamente dito acontece entre os dias 9 e 13; para quem ainda tiver fôlego, o pós-Carnaval será realizado nos dias 17 e 18.

Segundo a Secretaria das Regionais, haverá “a instalação de palcos nas quatro zonas da cidade, a fim de beneficiar toda população”.

O período de inscrição para os blocos está previsto para esta quarta-feira (8) até 24 de novembro. 

Compartilhar

Ler a notÍcia completa

Deixe seu comentário