Após a cirurgia bariátrica, 30% dos pacientes podem voltar a ter obesidade

Procedimento tem se tornado uma ferramenta pelos pacientes para combater o excesso de peso

De cada dez brasileiros, ao menos dois estão em quadro de obesidade. E para combater o excesso de peso alguns pacientes recorrem à cirurgia bariátrica, mas é necessário fazer mudanças não apenas alimentares para evitar voltarem ao estado de obesidade.

O Brasil está entre os países que mais realizam cirurgias bariátricas no mundo, mas 30% dos pacientes podem recuperar o peso perdido por falta de acompanhamento psicológico e exercícios.

“Você muda o seu estomago, mas a cabeça continua a mesma”, disse Tatiane Maria, cozinheira, que passou pela cirurgia em 2015 e relatou que a maior dificuldade enfrentada após o procedimento foi a questão psicológica.

A cirurgia consiste em reduzir 80% do tamanho do estômago ou até mais, dependo do caso, diminuindo, assim, a capacidade de receber alimentos.

Entretanto, se faz importante diferenciar compulsão alimentar dos quadros de obesidade. A compulsão é um transtorno psiquiátrico que tem como uma das suas consequências a obesidade, que é considerada uma doença crônica do corpo.

Compartilhar

Ler a notícia completa

Deixe seu comentário