Saiba como renegociar dívidas e limpar o nome em tempos de pandemia

Sem emprego, um dos efeitos da pandemia é o crescimento no número de brasileiros endividados

Sentindo os efeitos econômicos no país, alguns brasileiros perderam o emprego e consequentemente ficaram ainda mais endividados. Mas como renegociar essas dívidas neste momento?

Momento MasterChef Brasil: nova temporada estreia dia 14/07

O Aqui na Band desta quarta-feira, 24, convidou Fernando Capez, Secretário Estadual De Defesa do Consumidor de SP, Luís Artur Nogueira, economista, e Lucas Lopes, diretor do Serasa Limpa Nome, para explicar como e com quem fazer essa renegociação deve acontecer.

De acordo com Fernando Capez, algumas empresas estão coagindo os clientes endividados e no site do PROCON há uma ferramenta que permite que ele faça uma consulta. “A pessoa não tem dinheiro. Então, a gente tem que sentar fazer a negociação e proteger o consumidor de alguns abusos que são praticados”, explicou.

Algumas pessoas acabam recorrendo aos empréstimos bancários. Nogueira afirmou que pode se tornar benéfico ao depender da taxa de juros.

“Por exemplo, se você tem uma dívida no cheque especial que te cobra juros de 150% ao ano e fizer um empréstimo com juros de 20% ao ano para quitar aquela dívida mais cara. A resposta é sim, vale a pena”, explicou o Nogueira.

Em casos de dívidas com os cartões de crédito, Lucas Lopes, diretor do Serasa, explicou que os acordos feitos dependem da política do cartão de crédito.

Compartilhar

Ler a notícia completa

Deixe seu comentário