Brasil vive uma onda conservadora? Especialistas explicam

Novo cenário político tem causado dúvidas sobre o termo que está fazendo parte do vocabulário brasileiro

Esquerda, direita, progressismo e conservadorismo são palavras que cada vez mais fazem parte do vocabulário brasileiro, ainda mais por conta das discussões envolvendo a política brasileira. Mas o país está passando por uma onda conservadora ou não?

Momento MasterChef Brasil: nova temporada estreia dia 14/07

Para debater este assunto, o Aqui na Band desta terça-feira, 23, convidou Allan Santos, do canal Terça Livre, Flávio Morgenstern, analista político, Alexandre Garcia, jornalista e Marcus Freitas, cientista político.

De acordo com Allan Santos, o Brasil sempre foi um país muito conservador, mas politicamente está despertando de forma recente e que não há onda conservadora. “Não existe uma onda, existe na verdade um retorno dessas pessoas que estavam desesperadas”, afirmou o jornalista.

Para Marcus Freitas, não é um erro classificar a população em A ou B, porque as pessoas estão em transição. Assim, se torna complicado afirma que o país é 100% conservador. “A história é pendular, uma hora vai mais para a direita e outra hora mais para a esquerda”, explicou o cientista político.

Alexandre Garcia seguiu no mesmo pensamento do cientista político, segundo ele, o progressista também é conservador e vice-versa. E afirmou que não há uma onda conservadora, mas um mar conservador.

Confira o debate no vídeo abaixo:

Compartilhar

Ler a notícia completa

Deixe seu comentário