Nutricionista faz lista de lanches saudáveis para o recreio das crianças

Carboidratos, proteínas e frutas são alimentos essenciais que devem fazer parte da alimentação da criança

Uma das grades dúvidas dos pais surge na hora de escolher os alimentos que o filho levará como lanche para a escola. O Aqui na Band, com a participação da nutricionista Lara Natacci, motrou dicas de como montar um cardápio saudável e quais alimentos são essenciais.

Lara ressalta a importância de incluir nos lanches três fontes de nutrientes. No carboidrato o ideal é priorizar o consumo de alimento mais ricos em fibras, como cereais, biscoitos recheados, e salgadinho, porém sempre analisando a quantidade de gordura e sódio.

A dica para as proteínas é optar pelo consumo de laticínios e outras fontes de proteínas magros como iogurtes, bebidas vegetais, queijos, lembrando de moderar nos embutidos.

A nutricionista frisa a necessidade de acrescentar na alimentação frutas, verduras e legumes.

Para manter um suco conservado na lancheira, a nutricionista revela a dica de bater a fruta no liquidificador e congelar nas forminhas de gelo. Na hora de preparar o lanche, colocar alguns gelinhos de fruta em uma garrafinha com tampa larga e tampar. Na hora do lanche o gelo terá derretido e o suco estará fresquinho.

Sugestões de Lanches

1. Água de coco + 2 fatias de pão sem casca integral 1 fatia de mussarela, 2 fatias de rosbife caseiro e ½ tomate em rodelas + 1 maçã

2. Suco de fruta laranja com cenoura + 2 fatias de pão de centeio ou preto com patê de atum (1 colher de sopa de atum em conserva em água e 1 colher de sopa de creme de ricota), adicionar alface picada

3. Iogurte + 6 biscoitos de fibras + 1 banana

4. Água + 4 torradas integrais e 2 queijinhos processados com redução de gorduras (light) + 1 cacho pequeno de uvas sem caroço

5. 1 potinho de leite fermentado + 1 fatia de pão integral com geléia (1 colher de chá rasa) e 1 fatia de pão integral com pasta de ricota + 1 pêssego

6. 1 copo de vitamina de mamão com leite e aveia

7. 1 pote de iogurte com lactobacilos + ½ xícara de granola ou cereal integral + 8 morangos

8. 1 copo de leite + 1 banana com aveia e quinoa (1 colher de sopa de cada)

9. 1 pote de suco de fruta integral pasteurizado + 1 tapioca com queijo branco

10. 1 copo de leite batido com morango + 1 pão francês integral com patê de frango desfiado e cream cheese light

11. 1 pote de Iogurte batido com gelatina + Manga salpicada com 2 colheres de sopa de aveia em flocos

12. 1 copo de suco natural de laranja com mamão + 2 fatias de pão de forma integral com 1 ovo mexido

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