Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 12 de abril de 2017 - 11h13

Autor de 13 Reasons Why explica cena de suicídio

Queríamos que fosse doloroso de assistir, afirmou Jay Asher
Selena Gomez foi a produtora executiva do seriado / Divulgação/Twitter Selena Gomez foi a produtora executiva do seriado Divulgação/Twitter

Sensação do momento na Netflix, a série 13 Reasons Why vem dando o que falar ao abordar questões sobre bullying e suicídio.

Na trama, Hannah Baker tira a própria vida e deixa uma caixa ao seu colega de classe, Clay. Dentro dela, o rapaz acha fitas-cassetes gravadas por ela que explicam as treze razões que a levaram a se matar.

A adaptação do livro, porém, gerou polêmica ao expor cenas fortes do momento da morte da personagem, no banheiro de sua casa. Inclusive, o episódio 13 deixa um aviso para o público: "Contém cenas que alguns espectadores podem achar perturbador e/ ou pode não ser adequado para audiências mais jovens, incluindo representações gráficas de violência e suicídio. O discernimento do espectador é aconselhado".

"Quando se trata de uma série de TV, se você for assistir, você quer mostrá-lo tão horrível quanto realmente é", contou Jay Asher, autor da obra original, ao Entertainment Weeekly. "Da forma como ela [Hannah] faz, portanto, você não consegue assistir e achar que é glamourizado de maneira alguma. Parece e é doloroso, e quando ela é encontrada por seus pais, isso absolutamente os destrói".

O roteirista do seriado, Brian Yorkey, afirmou que o teor pesado da série foi proposital. "Nós trabalhamos muito para que não fosse [uma cena] sem fundamentos, mas queríamos que fosse doloroso de assistir. Queríamos que ficasse claro que não há nada, de jeito nenhum, que valha a pena sobre suicídio".

Chefe da Associação Americana de Prevenção de Suicído, Dr. Christine Moutier alertou sobre os riscos que a abordagem da encenação de suicídio na TV apresenta: "Se o personagem começar a entender como a saúde mental faz parte da sua saúde, causa efeito positivo de prevenção na comunidade. Enquanto qualquer representação gráfica de alguém se suicidando é uma zona de perigo. É muito importante falar sobre o assunto. Então, não é que todos os retratos são ruins – mas é preciso fazer de forma que traga uma mensagem de esperança, que inspire terceiros a trabalhar em seus problemas".

Leia mais:
Ator de 13 Reasons Why é hostilizado
13 Reasons Why faz crescer busca pelo CVV
Atores da série 13 Reasons Why estão namorando

Você viu?
Selena se tatua junto com atores de 13 Reasons Why
Série aborda temas como bullying e suicídio